COM O CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19 VIVENCIADO EM 2020, EM ESCOLAS CIRCUNSCRITAS NA 9ª DIREC PARA MUITOS PROFISSIONAIS HOUVERAM SENSAÇÕES DE INQUIETAÇÃO, INCERTEZA, INCOERÊNCIA, INSATISFAÇÃO E ATÉ DE INSUFICIÊNCIA RELACIONADA A REFLEXÃO SOBRE O PREPARO DE SUA FORMAÇÃO, MOTIVAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL. CADA DIREC PROCURA, EM CONSONÂNCIA COM A LEGISLAÇÃO ESTADUAL, PROPICIAR MOMENTOS FORMATIVOS QUE ESTIMULEM, INSPIREM E ORIENTEM O TRABALHO PEDAGÓGICO DAS EQUIPES DAS ESCOLAS, POR MEIO DE SEUS ASSESSORES PEDAGÓGICOS. ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE POSSIBILITAR A REFLEXÃO SOBRE A ATUAÇÃO DO ASSESSOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA, A PARTIR DO RELATO DE MOMENTOS FORMATIVOS REALIZADOS EM TRÊS ESCOLAS. OS MOMENTOS FORMATIVOS MENCIONADOS FORAM REALIZADOS POR MEIO VIRTUAL, UTILIZANDO A PLATAFORMA GOOGLE MEET. SENDO UM ESTUDO QUALITATIVO A PARTIR DO RELATO DE PONTOS NA EXPOSIÇÃO DA ASSESSORIA PEDAGÓGICA POR MEIO DE ESTUDO DE CASO. O ASSESSOR PEDAGÓGICO CARREGA DENTRE SUAS ATRIBUIÇÕES A DE ROTINA DE ESCUTA DAS NECESSIDADES APONTADAS PELAS ESCOLAS, COM VISTA A APOIAR, ORIENTAR E PENSAR ALTERNATIVAS COM E PARA AS EQUIPES ESCOLARES, REFORÇANDO AINDA MAIS SUA ATUAÇÃO.