O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ZOOLOGIA PODEM ACABAR SE TORNANDO ENTEDIANTES E DIFÍCEIS DEVIDO AO NÍVEL DE ABSTRAÇÃO QUE AULAS TEÓRICAS DE BIOLOGIA EXIGEM DOS ALUNOS. POR OUTRO LADO, A FÍSICA APRESENTA-SE COMO UMA CIÊNCIA MAIS “CONCRETA”, DEMANDANDO, MUITAS DAS VEZES, UM GRAU MENOR DE ABSTRAÇÃO, VISTO QUE CERTOS ASSUNTOS PODEM SER FACILMENTE ILUSTRADOS ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS SIMPLES. NESTE TRABALHO, DESTACAMOS O FILO DO REINO ANIMAL ECHINODERMATA PARA ABORDAR A INTEGRAÇÃO EXISTENTE ENTRE A ZOOLOGIA E A HIDROSTÁTICA. OS EQUINODERMOS, COMO AS ESTRELAS-DO-MAR, POR EXEMPLO, APRESENTAM EM SEU CORPO UM SISTEMA HIDRÁULICO UTILIZADO PARA A LOCOMOÇÃO E CAPTURA DE ALIMENTOS ATRAVÉS DE ESTRUTURAS DENOMINADAS PÉS AMBULACRÁRIOS. O PRINCÍPIO DE PASCAL REGE ESTE MECANISMO QUE É IMPORTANTE PARA O FUNCIONAMENTO DO CORPO DESTES ANIMAIS, E SENDO A HIDROSTÁTICA UM TEMA DA FÍSICA DE FÁCIL ASSIMILAÇÃO, PODE SE TORNAR UM EXCELENTE ALIADO NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA ZOOLOGIA. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É TRAZER UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR NA QUAL SÃO UTILIZADOS MODELOS DIDÁTICOS FÍSICO-BIOLÓGICOS DOS SISTEMAS HIDRÁULICOS DESTES ANIMAIS PARA FACILITAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ASPECTOS FISIOLÓGICOS DA MOVIMENTAÇÃO DE EQUINODERMOS E DE CERTOS ARACNÍDEOS.