ESTE ARTIGO BUSCA DEMOSTRAR A IMPORT?NCIA DOS JOGOS (MATERIAIS CONCRETOS), NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA. A PESQUISA TEVE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS 2 QUESTION?RIOS E UMA PROVA (EST?O ESPECIFICADOS NA METODOLOGIA). O ARTIGO TEM O INTUITO DE ESTIMULAR OS ALUNOS NA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA, ESPECIFICAMENTE CONCEITOS B?SICOS DAS FIGURAS GEOM?TRICAS PLANAS DE UMA MANEIRA MAIS L?DICA ATRAV?S DO JOGO DENOMINADO DE TRILHA GEOM?TRICA, MOSTRANDO AOS EDUCADORES E AOS ALUNOS QUE POR MEIO DE MATERIAL CONCRETO E LUDICIDADE S?O ESSENCIAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA NO 9? ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO CONEGO CALADO, NO MUNIC?PIO DE IGARAP? A?U ? PA. O APORTE TE?RICO FOI BASEADO NOS AUTORES MOURA (2017), FONSECA (2014), PIOVESAN (2008) E OUTROS QUE RESSALTAM A IMPORT?NCIA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS, EM ESPECIAL OS JOGOS, QUE CONTRIBUEM DE MANEIRA SIGNIFICATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A IMPORT?NCIA DO ARTIGO ? CONTRIBUIR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA, UTILIZANDO O JOGO ?TRILHA GEOM?TRICA? COMO FERRAMENTA METODOL?GICA NA PR?TICA DE ENSINO APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA.