GOMES, Simone Cislaghi. Educação inclusiva educação para todos. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68436>. Acesso em: 04/11/2024 19:57
RESUMO ATRAVÉS DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, LEITURA E ANÁLISE DE VÁRIAS OBRAS DE DIFERENTES AUTORES, APRESENTAR ASPECTOS RELEVANTES SOBRE O TEMA ABORDADO. TENDO COMO QUESTÃO PRELIMINAR ESTABELECER O CONCEITO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, TAMBÉM TRAZ PRESENTE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO SÉCULO XX E EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM UMA VISÃO HISTÓRICA. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS REGULARES PÚBLICAS E PRIVADAS TEM SIDO FOCO DE VARIAS DISCUSSÕES NA SOCIEDADE E ENTRE O MEIO EDUCACIONAL. COMO ELA REALMENTE VEM ACONTECENDO. É DE COMUM ACORDO A IMPORTÂNCIA QUE PARA SE TER UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA BEM SUCEDIDA DEVE SE TER A CAPACITAÇÃO DOS DOCENTES, POIS MUITOS NÃO SÃO PREPARADOS PARA REALIZAR UM TRABALHO COM A DIVERSIDADE E DIFICULDADES QUE A INCLUSÃO PROPORCIONA. CONSIDERA-SE DE GRANDE RELEVÂNCIA A OPORTUNIDADE DE REALIZAR ESTE TRABALHO QUE PODERÁ TRAZER CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA A ATIVIDADE POLÍTICO-PEDAGÓGICA DO PROFESSOR(A). OS EDUCADORES PRECISAM ESTAR CONSCIENTES DA DIVERSIDADE QUE VÃO ENFRENTAR NA SALA DE AULA, POR ISSO DEVEM ESTAR PREPARADOS PARA TRABALHAR COM AS DIFERENÇAS. A INCLUSÃO VERDADEIRA É UM DESAFIO QUE DEVE SER ENFRENTADO PELOS GOVERNANTES, PELA COMUNIDADE ESCOLAR, PAIS E COMUNIDADE EM GERAL. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DEVE PAUTAR-SE POR PRINCÍPIOS ÉTICOS, FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE QUALIDADE, COMPETÊNCIA E EFICIÊNCIA DOS PROFESSORES.