DEVIDO A PANDEMIA OCASIONADA PELO NOVO CORONAVÍRUS, AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO TIVERAM QUE MODIFICAR EM UM CURTO ESPAÇO DE TEMPO, O ENSINO E A COMUNICAÇÃO COM OS SEUS ALUNOS. E DIANTE DISSO, OS PROFESSORES SE VIRAM DESAFIADOS PARA SE REINVENTAREM NESSE PERÍODO. A FORMAÇÃO CONTINUADA SURGE COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL NA PRÁTICA DOCENTE A RESPEITO DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. APESAR DOS DESAFIOS, TAMBÉM SURGIRAM OPORTUNIDADES PARA ESSES PROFISSIONAIS UTILIZAREM NOVAS FERRAMENTAS DIGITAIS DE ENSINO, ATÉ ENTÃO POUCO UTILIZADAS NA PRÁTICA DOCENTE, FAZENDO-OS EXPERENCIAR AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FACILITADORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O TRABALHO TEVE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL NO GOOGLE FORMS DE CARÁTER ANÔNIMO E VOLUNTÁRIO, SENDO DESTINADO A TODOS OS PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA. VALE LEMBRAR QUE, ESTAMOS PASSANDO POR UM PROCESSO DE ADAPTAÇÃO, NA QUAL SEGUIMOS NOS REINVENTANDO E APRENDENDO NOVAS METODOLOGIAS. NESSE SENTIDO, A TECNOLOGIA SE TORNA UMA OPORTUNIDADE DE CONTRIBUIR POSITIVAMENTE TANTO NO ENSINO REMOTO, QUANTO AOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, PROPORCIONANDO NOVAS FORMAS DE ENSINAR E, PRINCIPALMENTE, DE APRENDER.