O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA EDUCAÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO, RESSALTANDO, SOBRETUDO, AS DIFICULDADES PARA ENSINAR A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL. O ENSINO EMERGENCIAL SURGE COMO A MELHOR ALTERNATIVA EM MEIO ÀS IMPACTANTES LIMITAÇÕES OCASIONADAS PELA PANDEMIA DO COVID-19, NO ENTANTO, APESAR DE PROPOR UM MEIO DA EDUCAÇÃO CONTINUAR EM MEIO A DISSEMINAÇÃO DE UMA ENFERMIDADE EPIDÊMICA QUE EXIGE O ISOLAMENTO SOCIAL, ELE CHEGA CARREGADO DE DESAFIOS QUE REPRESENTAM UMA CAMINHADA ÁRDUA PARA TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DESSA FORMA, POR MEIO DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E METODOLOGICAMENTE QUALITATIVA, BUSCAMOS, NESTE TRABALHO, DISCUTIR O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E COMO ESTÁ SE DANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DURANTE O ENSINO REMOTO, VERIFICANDO AS PRINCIPAIS DIFICULDADES E A PRIMORDIALIDADE DA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NESSE MOMENTO AFRONTOSO E DESAFIADOR. PARA TANTO, BUSCAMOS INVESTIGAR O TRABALHO DOCENTE COM ESSA DISCIPLINA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO QUE SERVIU DE BASE PARA O NOSSO ENTENDIMENTO SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ATUAL SITUAÇÃO EDUCACIONAL. AO FINAL, COMPREENDEMOS UMA PARCELA DAS DIFICULDADES VIVIDAS PELOS PROFESSORES DESSA DISCIPLINA, OCASIONADAS PELO DESPREPARO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA LIDAR COM TANTAS MUDANÇAS.