ESTE ARTIGO DISCUTE SOBRE AS ANÁLISES DE AUTORES QUE ABORDAM SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DA OFERTA DE UMA ESTRUTURA DE ENSINO COM BAIXA QUALIDADE, SEJA PARA DOCENTE E DISCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, COM ISSO, DISCUTE-SE AS IMPLICAÇÕES DA QUEBRA DOS DIREITOS À CIDADANIA E DO PAPEL SOCIAL DESTES DOIS PROTAGONISTAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL, POIS, COM ESSA PRIVAÇÃO NO EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES DA ROTINA ESCOLAR PREJUDICA TODAS AS DEMANDAS EDUCACIONAIS. NESTE SENTIDO, O ESTUDO ANALÍTICO BUSCA DEMONSTRAR QUE HÁ UMA RELAÇÃO ENTRE O FATOR SOCIAL E EMOCIONAL, NESTE CASO, ENTRE PROFESSOR E ALUNO, ATRAVÉS DESSAS DIFICULDADES DE OFERECER UMA REDE DE ENSINO REMOTO, ONDE O EDUCADOR POSSUI INÚMERAS DIFICULDADES PARA PLANEJAR SUA SALA DE AULA E DESENVOLVER SEU TRABALHO COM QUALIDADE, JÁ O ESTUDANTE ATRAVÉS DA BAIXA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE INTERNET POSSUI INÚMERAS PROBLEMÁTICAS QUANTO A QUESTÃO DE ACESSO E ENSINO, COM ISSO, HÁ SEGUNDO AUTORES A IDEIA DE QUE ESSAS ADVERSIDADES TRAZEM A LONGO E MÉDIO PRAZO TRANSTORNOS AO ÂMBITO EMOCIONAL DA CATEGORIA DOCENTE E DISCENTE, AMBOS SENDO OS GRANDES PROTAGONISTAS NO CENÁRIO ESCOLAR.