O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO É UMA PARTE INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES NOS CURSOS DE LICENCIATURA. A PARTIR DELE É POSSÍVEL TER CONTATO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS, REFLETIR SOBRE A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E A PRÁTICA E CONHECER OS DESAFIOS E A REALIDADE DA FUTURA PROFISSÃO. LEVANDO EM CONTA ISSO E AS PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA SOCIEDADE E NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, SURGE A NECESSIDADE DE REAVALIAR O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DE ADAPTAR O ENSINO À REALIDADE DOS EDUCANDOS. O PRESENTE TRABALHO TRATA, PORTANTO, DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA E TEM COMO OBJETIVO DESCREVER AS AÇÕES E OBSERVAÇÕES REALIZADAS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO GÊNERO CANÇÃO NAS AULAS DE REGÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA, REALIZADAS DURANTE O PERÍODO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II, DO CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA.