O REFERENTE PROJETO DE INTERVENÇÃO SURGIU A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DE PROBLEMAS IMERSOS NO AMBIENTE ESCOLAR. SENDO ASSIM, O FALHO ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS COM OS CONTEÚDOS E DISCURSOS EM CLASSE E OS PROBLEMAS SOCIAIS QUE ENFRENTAM (COMO VIOLÊNCIA, BULLYING, POLUIÇÃO AMBIENTAL E ETC) FOI UMA DAS SITUAÇÕES PRESENTES QUE MAIS NOS CHAMOU ATENÇÃO, FAZENDO COM QUE PENSÁSSEMOS EM MANEIRAS DE MINORAR ESSA PROBLEMÁTICA, A FIM DE ATRAIR A ATENÇÃO E AÇÃO DOS ALUNOS EM NOSSAS REGÊNCIAS EM CLASSE. NESTE ENSAIO APRESENTAREMOS OS PRIMEIROS PASSOS E O FINDAR DO PROJETO INCITADO NA ESCOLA. DESDE AS REGÊNCIAS VOLTADAS À PROBLEMAS SOCIAIS PRESENTES NO ESPAÇO RURAL E URBANO; A APLICAÇÃO DE OFICINA SOBRE CONTEÚDOS (BUSCANDO A INTERAÇÃO E DINÂMICAS EM CLASSE); A IDA DOS ALUNOS A BIBLIOTECA PARA A LEITURA DE LIVROS COM BASE EM PROBLEMAS SOCIAIS NO RAMO GEOGRÁFICO; A REPAGINADA NO AMBIENTE DA BIBLIOTECA, COM A AJUDA DA COORDENAÇÃO DA ESCOLA E A SEPARAÇÃO DE OBRAS QUE RELATASSEM PROBLEMAS SOCIAIS VOLTADOS À GEOGRAFIA (POR PARTE DAS RESIDENTES); ATÉ A PRODUÇÃO DE TEXTOS CRÍTICOS ARGUMENTATIVOS PELOS ALUNOS A FIM DE CRIARMOS EM CONJUNTO UMA CARTILHA RESULTANDO NO FINDAR DO PROJETO.