O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO CONCEITUAR O QUE É UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP), A IMPORTÂNCIA DE ELE SER CONSTRUÍDO DE FORMA PARTICIPATIVA, TRAZENDO PARA A DISCUSSÃO O QUE AUTORES COMO ILMA PASSOS VEIGA E CELSO VASCONCELOS TRAZEM SOBRE O ASSUNTO. PARA CONTEXTUALIZAR FOI REALIZADA UMA PESQUISA APLICADA, DESCRITIVA, COM PROCEDIMENTO DE LEVANTAMENTO POR MEIO DO USO DA FERRAMENTA GOOGLE FORMS ONDE PARTICIPARAM NA PESQUISA 43 (QUARENTA E TRÊS) PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE PERNAMBUCO. OS PROFESSORES FORAM INDAGADOS SOBRE A EXISTÊNCIA DE PPP NAS ESCOLAS ONDE ATUAM, SOBRE A PARTICIPAÇÃO DELES NA SUA CONSTRUÇÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO, ALÉM DE INDAGAR SOBRE SE HOUVE ADEQUAÇÕES DOS PPPS PARA ATENDER AS DEMANDAS SURGIDAS NO PERÍODO DA PANDEMIA E IMPLANTAÇÃO DE ENSINO REMOTO EM ALGUMAS ESCOLAS. OBSERVA-SE COM A PESQUISA QUE 77% DOS ENTREVISTADOS AFIRMAM QUE AS ESCOLAS ONDE ATUAM POSSUEM PPP, PORÉM 16% DELES NÃO SOUBERAM INFORMAR SE A ESCOLA POSSUÍA. APENAS 28% DOS ENTREVISTADOS AFIRMARAM QUE PARTICIPARAM DA CONSTRUÇÃO DO PROJETO E SOMENTE 7% DOS ENTREVISTADOS AFIRMARAM QUE HOUVE ADEQUAÇÃO DO PPP PARA ATENDER AS DEMANDAS SURGIDAS DEVIDO À PANDEMIA.