O TRABALHO INVESTIGOU O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA (SURDEZ), ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO BASEADO EM CONCEITOS E APLICAÇÕES. COM O INTUITO DE APONTAR OS BENEFÍCIOS QUE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS TEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DO ALUNO E SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES. CONSTITUI-SE EM UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DE ANÁLISE QUALITATIVA REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS, OBSERVAÇÕES DE AULAS E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS, COM ALUNOS SURDOS E OUVINTES NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA, PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, ENVOLVENDO SITUAÇÕES PROBLEMAS E RACIOCÍNIO LÓGICO. O LOCAL DA PESQUISA FOI NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA) – FREI JOSÉ ADEMIR DE ALMEIDA, SITUADO NO MUNICÍPIO DE CANINDÉ (CE), DURANTE O PERÍODO DE SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2017 COM UMA TURMA FORMADA POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ESCOLHIDO PARA A PESQUISA TORNOU A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO MAIS EFETIVA, POIS AS INFORMAÇÕES E APRENDIZAGENS FORAM ADQUIRIDAS DE FORMA DIVERTIDA E PRAZEROSA. NA EDUCAÇÃO DE SURDOS É NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS METODOLÓGICOS QUE SE ADAPTEM AS NECESSIDADES E AO NÍVEL DOS ALUNOS DE ACORDO COM O CONTEÚDO, COM A FINALIDADE DE DESENVOLVER A PERCEPÇÃO ESPACIAL DOS MESMOS. FOI POSSÍVEL ATRAVÉS DA PESQUISA, CONSTATAR QUE O USO DOS JOGOS MATEMÁTICOS DESENVOLVE A COMUNICAÇÃO, LEITURA E ESCRITA, O MOVIMENTO E A VERBALIZAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA, AUXILIANDO DESSA FORMA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.