Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE JOGOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SURDEZ

Palavra-chaves: SURDEZ., MATEMÁTICA., JOGOS MATEMÁTICOS., ENSINO APRENDIZAGEM., Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69172
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 683
    "inscrito_id" => 5626
    "titulo" => "O USO DE JOGOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SURDEZ"
    "resumo" => "O TRABALHO INVESTIGOU O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA (SURDEZ), ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO BASEADO EM CONCEITOS E APLICAÇÕES. COM O INTUITO DE APONTAR OS BENEFÍCIOS QUE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS TEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DO ALUNO E SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES. CONSTITUI-SE EM UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DE ANÁLISE QUALITATIVA REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS, OBSERVAÇÕES DE AULAS E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS, COM ALUNOS SURDOS E OUVINTES NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA, PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, ENVOLVENDO SITUAÇÕES PROBLEMAS E RACIOCÍNIO LÓGICO. O LOCAL DA PESQUISA FOI NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA) – FREI JOSÉ ADEMIR DE ALMEIDA, SITUADO NO MUNICÍPIO DE CANINDÉ (CE), DURANTE O PERÍODO DE SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2017 COM UMA TURMA FORMADA POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ESCOLHIDO PARA A PESQUISA TORNOU A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO MAIS EFETIVA, POIS AS INFORMAÇÕES E APRENDIZAGENS FORAM ADQUIRIDAS DE FORMA DIVERTIDA E PRAZEROSA. NA EDUCAÇÃO DE SURDOS É NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS METODOLÓGICOS QUE SE ADAPTEM AS NECESSIDADES E AO NÍVEL DOS ALUNOS DE ACORDO COM O CONTEÚDO, COM A FINALIDADE DE DESENVOLVER A PERCEPÇÃO ESPACIAL DOS MESMOS. FOI POSSÍVEL ATRAVÉS DA PESQUISA, CONSTATAR QUE O USO DOS JOGOS MATEMÁTICOS DESENVOLVE A COMUNICAÇÃO, LEITURA E ESCRITA, O MOVIMENTO E A VERBALIZAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA, AUXILIANDO DESSA FORMA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "SURDEZ., MATEMÁTICA., JOGOS MATEMÁTICOS., ENSINO APRENDIZAGEM., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID5626_24082020132024.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO MARCOS DA SILVA BRASIL"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS BRASIL"
    "autor_email" => "marcostavaresgt@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69172
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 683
    "inscrito_id" => 5626
    "titulo" => "O USO DE JOGOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SURDEZ"
    "resumo" => "O TRABALHO INVESTIGOU O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA (SURDEZ), ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO BASEADO EM CONCEITOS E APLICAÇÕES. COM O INTUITO DE APONTAR OS BENEFÍCIOS QUE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS TEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DO ALUNO E SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES. CONSTITUI-SE EM UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DE ANÁLISE QUALITATIVA REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS, OBSERVAÇÕES DE AULAS E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS, COM ALUNOS SURDOS E OUVINTES NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA, PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, ENVOLVENDO SITUAÇÕES PROBLEMAS E RACIOCÍNIO LÓGICO. O LOCAL DA PESQUISA FOI NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA) – FREI JOSÉ ADEMIR DE ALMEIDA, SITUADO NO MUNICÍPIO DE CANINDÉ (CE), DURANTE O PERÍODO DE SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2017 COM UMA TURMA FORMADA POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ESCOLHIDO PARA A PESQUISA TORNOU A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO MAIS EFETIVA, POIS AS INFORMAÇÕES E APRENDIZAGENS FORAM ADQUIRIDAS DE FORMA DIVERTIDA E PRAZEROSA. NA EDUCAÇÃO DE SURDOS É NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS METODOLÓGICOS QUE SE ADAPTEM AS NECESSIDADES E AO NÍVEL DOS ALUNOS DE ACORDO COM O CONTEÚDO, COM A FINALIDADE DE DESENVOLVER A PERCEPÇÃO ESPACIAL DOS MESMOS. FOI POSSÍVEL ATRAVÉS DA PESQUISA, CONSTATAR QUE O USO DOS JOGOS MATEMÁTICOS DESENVOLVE A COMUNICAÇÃO, LEITURA E ESCRITA, O MOVIMENTO E A VERBALIZAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA, AUXILIANDO DESSA FORMA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "SURDEZ., MATEMÁTICA., JOGOS MATEMÁTICOS., ENSINO APRENDIZAGEM., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID5626_24082020132024.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO MARCOS DA SILVA BRASIL"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS BRASIL"
    "autor_email" => "marcostavaresgt@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O TRABALHO INVESTIGOU O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA (SURDEZ), ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO BASEADO EM CONCEITOS E APLICAÇÕES. COM O INTUITO DE APONTAR OS BENEFÍCIOS QUE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS TEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DO ALUNO E SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES. CONSTITUI-SE EM UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DE ANÁLISE QUALITATIVA REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS, OBSERVAÇÕES DE AULAS E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS, COM ALUNOS SURDOS E OUVINTES NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA, PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, ENVOLVENDO SITUAÇÕES PROBLEMAS E RACIOCÍNIO LÓGICO. O LOCAL DA PESQUISA FOI NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA) – FREI JOSÉ ADEMIR DE ALMEIDA, SITUADO NO MUNICÍPIO DE CANINDÉ (CE), DURANTE O PERÍODO DE SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2017 COM UMA TURMA FORMADA POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ESCOLHIDO PARA A PESQUISA TORNOU A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO MAIS EFETIVA, POIS AS INFORMAÇÕES E APRENDIZAGENS FORAM ADQUIRIDAS DE FORMA DIVERTIDA E PRAZEROSA. NA EDUCAÇÃO DE SURDOS É NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS METODOLÓGICOS QUE SE ADAPTEM AS NECESSIDADES E AO NÍVEL DOS ALUNOS DE ACORDO COM O CONTEÚDO, COM A FINALIDADE DE DESENVOLVER A PERCEPÇÃO ESPACIAL DOS MESMOS. FOI POSSÍVEL ATRAVÉS DA PESQUISA, CONSTATAR QUE O USO DOS JOGOS MATEMÁTICOS DESENVOLVE A COMUNICAÇÃO, LEITURA E ESCRITA, O MOVIMENTO E A VERBALIZAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA, AUXILIANDO DESSA FORMA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.