O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM ALUNOS, USANDO OS JOGOS NAS AULAS DE MATEM?TICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL. OS JOGOS OFERECEM AOS EDUCANDOS, POTENCIALIDADE E A CAPACIDADE DE COMPREENS?O DOS ACONTECIMENTOS E CONCEITOS MATEM?TICOS VIVENCIADOS POR ELES NO COTIDIANO COMO BOAS PR?TICAS PEDAG?GICAS, COM A INTERVEN??O DO EDUCADOR SUGERINDO BONS DESAFIOS. NA FUNDAMENTA??O TE?RICA APORTAMOS NOS SEGUINTES TE?RICOS: KISHIMOTO( 2009), MOURA,( 1991), DANTE, (1999), ENTRE OUTROS. A METODOLOGIA FOI QUALITATIVA, COM O RELATO DE EXPERI?NCIA E O P?BLICO ALVO FORAM ALUNOS DO 5? ANO DE UMA DETERMINADA ESCOLA ESTADUAL NO MUNIC?PIO DE SERT?OZINHO. CONSIDERANDO UM NOVO CONCEITO DE APRENDIZAGEM E INTERA??O ENTRE PROFESSOR E ALUNO, CONCLU?MOS, QUE OS JOGOS QUANDO APLICADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DA S?RIE INICIAL CONFORME AS FASES E DIFICULDADE DOS ALUNOS, MELHORANDO SIGNIFICATIVAMENTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
PALAVRAS-CHAVE: JOGOS, MATEM?TICA, ENSINO. APRENDIZAGEM, CRIAN?AS.