ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE LEVANTAR A DISCURSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE INCLUIR AS CRIANÇAS AUTISTAS A PARTIR DE PRÁTICAS INCLUSIVAS QUE FAVOREÇAM O ENSINO-APRENDIZAGEM RESGUARDANDO AS SUAS ESPECIFICIDADES. RESPALDA, AINDA, NOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CONSTITUCIONAIS QUE GARANTEM A ESCOLA PARA TODOS. DESSA FORMA, BUSCAMOS ENTENDER AS PRINCIPAIS PROBLEMÁTICAS QUE INVIABILIZAM O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NA REDE REGULAR DE ENSINO, NO TOCANTE AO ENSINO DAS HABILIDADES LEITORAS. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO OPTAMOS PELA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA, POIS A PARTIR DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA OS PRESSUPOSTOS DA ATUAÇÃO DOCENTE FRENTE AO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO (LEITURA) DAS CRIANÇAS AUTISTAS NA ESCOLA REGULAR TEM UMA MELHOR ELUCIDAÇÃO, ALÉM DE CARACTERIZAR-SE POR UMA PESQUISA DE CAMPO, TENDO COMO LÓCUS ESCOLAS MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DO SEGMENTO DAS TURMAS DO 1º ANO, NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA. ESTA PESQUISA TEVE O INTUITO DE ANALISAR, MAPEAR, OBSERVAR E DESCREVER A ATUAÇÃO DOCENTE, O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SIMBÓLICAS, CONCEITUAIS, INTELECTUAIS, COGNITIVAS, E A COLABORAÇÃO DESSAS HABILIDADES PARA A INSERÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL DAS CRIANÇAS DIANTE DA EFETIVAÇÃO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NESTA MODALIDADE DE ENSINO. COMO ALICERCE PARA A NOSSA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TRABALHAMOS COM BOSA E CAMARGO (2009), CAMPOS, NÁRIO E SOUZA (2012), SOARES (2003) ENTRE OUTROS.