A PESQUISA QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA TEM COMO OBJETO DE ESTUDO COMPREENDER COMO ACONTECE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE DESENVOLVEM SUAS ATIVIDADES DOCENTES NA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS – EJA NO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU E SEUS REFLEXOS E REPERCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS QUE ESTÃO EM PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NAS SALAS DE AULA DE ALFABETIZAÇÃO. NESSE CONTEXTO A PESQUISA SE TEORIZA SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO DA EJA E AS POSSIBILIDADES DE ENSINÁ-LA POR MEIO DE UM PROCESSO DESAFIADOR DURANTE A ALFABETIZAÇÃO PARA QUE O ALUNO POSSA VIR A SER ESTE USUÁRIO ATIVO DA LÍNGUA EM SUAS DIFERENTES ESFERAS SOCIAIS. RESSALTA-SE QUE A PESQUISA É BIBLIOGRÁFICA DE CAMPO E POSSIBILITARÁ COMPREENDER AS PECULIARIDADES DAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA, BEM COMO CONHECER AS SUAS CONCEPÇÕES E CONHECIMENTO SOBRE O TEMA PESQUISADO.