Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE ESTRUTURADA DOS CASOS DE DISLEXIA NO IFMT CAMPUS DIAMANTINO

Palavra-chaves: DISLEXIA, INCLUSAO ESCOLAR, NECESSIDADES ESPECIFICAS, , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NESTE TRABALHO, FORAM APRESENTADAS TRÊS ABORDAGENS CUJAS CONTRIBUIÇÕES ATRIBUEM AS CARACTERÍSTICAS PRESENTES OU A AUSÊNCIA DELAS À PESSOA DO ESTUDANTE, SENDO DETERMINANTE PARA SEU DIAGNÓSTICO E CONDIÇÃO DESVIANTE DE UM CONCEITO TAMBÉM CONTROVERSO DE “NORMALIDADE”, HAJA VISTA OS PARÂMETROS ADOTADOS PARA TAL CLASSIFICAÇÃO ESTAREM, POR VEZES, DESVINCULADOS DA CONDIÇÃO SOCIAL E CULTURAL DO AVALIADO. DURANTE A MATRÍCULA DOS DISCENTES, SÃO REQUERIDOS PELO SETOR DE REGISTRO ESCOLAR OS LAUDOS DE TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS E PSIQUIÁTRICOS, BEM COMO DAS OUTRAS ESPECIFICIDADES MÉDICAS QUE OS ACOMETEM. EM POSSE DESSES DOCUMENTOS, É FEITA UMA LISTA DE PATOLOGIAS E ESPECIFICIDADES APRESENTADAS POR ELES. A AÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DESSES ALUNOS É REALIZADA POR EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, DANDO MAIOR RELEVÂNCIA AO ESTUDANTE, À CONSCIENTIZAÇÃO DE SUAS HABILIDADES E À APLICAÇÃO DESTAS NA CONQUISTA DOS SEUS OBJETIVOS, ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO HARMONIOSA E SINÉRGICA ENTRE O ALUNO, A FAMÍLIA E A COMUNIDADE ESCOLAR COMO UM TODO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.