NESTE TRABALHO, FORAM APRESENTADAS TRÊS ABORDAGENS CUJAS CONTRIBUIÇÕES ATRIBUEM AS CARACTERÍSTICAS PRESENTES OU A AUSÊNCIA DELAS À PESSOA DO ESTUDANTE, SENDO DETERMINANTE PARA SEU DIAGNÓSTICO E CONDIÇÃO DESVIANTE DE UM CONCEITO TAMBÉM CONTROVERSO DE “NORMALIDADE”, HAJA VISTA OS PARÂMETROS ADOTADOS PARA TAL CLASSIFICAÇÃO ESTAREM, POR VEZES, DESVINCULADOS DA CONDIÇÃO SOCIAL E CULTURAL DO AVALIADO. DURANTE A MATRÍCULA DOS DISCENTES, SÃO REQUERIDOS PELO SETOR DE REGISTRO ESCOLAR OS LAUDOS DE TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS E PSIQUIÁTRICOS, BEM COMO DAS OUTRAS ESPECIFICIDADES MÉDICAS QUE OS ACOMETEM. EM POSSE DESSES DOCUMENTOS, É FEITA UMA LISTA DE PATOLOGIAS E ESPECIFICIDADES APRESENTADAS POR ELES. A AÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DESSES ALUNOS É REALIZADA POR EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, DANDO MAIOR RELEVÂNCIA AO ESTUDANTE, À CONSCIENTIZAÇÃO DE SUAS HABILIDADES E À APLICAÇÃO DESTAS NA CONQUISTA DOS SEUS OBJETIVOS, ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO HARMONIOSA E SINÉRGICA ENTRE O ALUNO, A FAMÍLIA E A COMUNIDADE ESCOLAR COMO UM TODO.