Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ERRO: AVALIA-SE MENOS PARA PUNIR E MAIS PARA FORMAR.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES, ENSINO DE MATEMÁTICA, , AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM., , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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      O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO SOBRE O ERRO PRODUZIDO PELO ALUNO. POR SE REDIMENSIONAR NUMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA, QUE MEDIA O ENSINO DA MATEMÁTICA ELEMENTAR NUMA VISÃO ESTRUTURADA EM TRÊS EIXOS: A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR, O ENSINO DA MATEMÁTICA E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO COTIDIANO ESCOLAR. UMA AVALIAÇÃO MEDIADA E REDIMENSIONADA NO ENSINO CONFIRMANDO QUE O ERRO NÃO É UM MEIO DE PUNIÇÃO; E SIM, UM NORTE ESTRATÉGICO NA MELHORIA DO ENSINO PARA O COMBATE AO FRACASSO ESCOLAR. TRATA-SE DE UM CONTEXTO VINCULADO AO MÉTODO DE AVALIAR, MENOS PARA PUNIR E MAIS PARA FORMAR; DE FORMA REPLANEJADA, CONSTRUTIVA E ADEQUADA AS DIFERENTES FORMAS DE APRENDER COM ESTRATÉGIAS DE ENSINO SIGNIFICATIVO; RECONHECENDO O ERRO COMO PARADIGMA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA, AO INVÉS DE AVALIAÇÃO APENAS DE RESULTADOS. ESSA CONCEPÇÃO ESTABELECE UMA RELEITURA SOBRE O COMO ENSINAR MATEMÁTICA; APROXIMANDO O CONTEXTO DO ERRO OBSERVADO PELO DOCENTE COMO UM INDICADOR DE MAU DESEMPENHO DO DISCENTE, PORÉM, O DOCENTE UTILIZAR E REDIMENSIONAR O ERRO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA. TRATA-SE DE PRINCÍPIOS RELEVANTES DESSA NOVA ABORDAGEM NUMA CONCEPÇÃO DO ERRO COMO HIPÓTESE INTEGRANTE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELO ALUNO.
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

RESUMO O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO SOBRE O ERRO PRODUZIDO PELO ALUNO. POR SE REDIMENSIONAR NUMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA, QUE MEDIA O ENSINO DA MATEMÁTICA ELEMENTAR NUMA VISÃO ESTRUTURADA EM TRÊS EIXOS: A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR, O ENSINO DA MATEMÁTICA E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO COTIDIANO ESCOLAR. UMA AVALIAÇÃO MEDIADA E REDIMENSIONADA NO ENSINO CONFIRMANDO QUE O ERRO NÃO É UM MEIO DE PUNIÇÃO; E SIM, UM NORTE ESTRATÉGICO NA MELHORIA DO ENSINO PARA O COMBATE AO FRACASSO ESCOLAR. TRATA-SE DE UM CONTEXTO VINCULADO AO MÉTODO DE AVALIAR, MENOS PARA PUNIR E MAIS PARA FORMAR; DE FORMA REPLANEJADA, CONSTRUTIVA E ADEQUADA AS DIFERENTES FORMAS DE APRENDER COM ESTRATÉGIAS DE ENSINO SIGNIFICATIVO; RECONHECENDO O ERRO COMO PARADIGMA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA, AO INVÉS DE AVALIAÇÃO APENAS DE RESULTADOS. ESSA CONCEPÇÃO ESTABELECE UMA RELEITURA SOBRE O COMO ENSINAR MATEMÁTICA; APROXIMANDO O CONTEXTO DO ERRO OBSERVADO PELO DOCENTE COMO UM INDICADOR DE MAU DESEMPENHO DO DISCENTE, PORÉM, O DOCENTE UTILIZAR E REDIMENSIONAR O ERRO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA. TRATA-SE DE PRINCÍPIOS RELEVANTES DESSA NOVA ABORDAGEM NUMA CONCEPÇÃO DO ERRO COMO HIPÓTESE INTEGRANTE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELO ALUNO.

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