O TEMA DESTE ARTIGO DELIMITA-SE A BUSCA DE INFORMAÇÕES PERTINENTES À EDUCAÇÃO EM UM CONTEXTO DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, POIS O PROCESSO EDUCACIONAL IMPLICA NO ENVOLVIMENTO DE AÇÕES QUE POSSAM PROPORCIONAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM PARA TODOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA TANTO, O OBJETIVO É ELENCAR O PROCESSO EDUCACIONAL DA PERSPECTIVA INCLUSIVA DIRECIONADO A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, SEGUINDO UM PANORAMA ABARCADO PELA LEGISLAÇÃO E OS DESAFIOS MAIS ENFÁTICOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PERMITINDO UMA ABORDAGEM QUE ADENTRA A EDUCAÇÃO ESPECIAL, POR MEIO DE UMA METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO TEÓRICA, NATUREZA BÁSICA COM PROCEDIMENTOS TÉCNICOS DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO DOCUMENTOS IMPORTANTES OFICIAIS PARA A EDUCAÇÃO QUE CONTEMPLEM AS DIRETRIZES E BASES PARA EDUCAÇÃO DE FORMA AMPLA E MAIS ESPECÍFICA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ADENTRANDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. OS RESULTADOS, EM SUMA, APRESENTAM QUE A VERDADEIRA INTERAÇÃO ENTRE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA E NA SOCIEDADE É VISTA DE FORMA EXTREMAMENTE POSITIVA COM O PAPEL DA DOCÊNCIA DENTRO DO CONTEXTO PROFISSIONAL COMO UMA RESPONSABILIDADE DE DESENVOLVER O SER HUMANO PARA SER UM CONQUISTADOR DE SUAS VITÓRIAS, DE DESABROCHAR HABILIDADES OCULTAS E SER RECONHECIDO NO MERCADO DE TRABALHO, CONCLUINDO QUE O ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL DEVE SIM PARTICIPAR DE UM PROCESSO IGUALITÁRIO, COM AÇÕES DIRECIONADAS PARA QUE ESTE PROCESSO SE TORNE VERDADEIRAMENTE EFETIVO.