O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UM ALUNO CEGO EM UMA TURMA DE 7º ANO ATRAVÉS DO USO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA INCLUSIVA EM AULAS REMOTAS. PARA ISSO, FOI-SE REALIZADA UMA REVISÃO TEÓRICA SUBSIDIADA POR AUTORES COMO: NUNES E LOMÔNACO (2010), COOPER (2008), BOTTENTUIT JUNIOR E COUTINHO (2009), UCHOA (2010), MANTOAN (1998), FREIRE (2013), ENTRE OUTROS. ENQUANTO MÉTODO DE PESQUISA, O ESTUDO SE CARACTERIZA COMO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E UTILIZA A TÉCNICA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DENTRO DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. APÓS TODO O PROCESSO INTERVENTIVO, DENOTOU-SE QUE A INCLUSÃO FOI ALCANÇADA, PORQUE O ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS PASSOU A PARTICIPAR MAIS ATIVAMENTE DAS AULAS E FOI INSERIDO DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO COMO ALGUÉM ATIVO E A APRENDIZAGEM FOI REALIZADA, POIS O DISCENTE CONSEGUIU COMPREENDER O CONTEÚDO COM MAIS FACILIDADE.