DIANTE DAS GRAVES CONSEQUÊNCIAS DO PROCESSO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) TEM SIDO PRECONIZADA COMO UM IMPORTANTE ELEMENTO ÀS NECESSÁRIAS TRANSFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS. PARA POSSIBILITAR A IMPLEMENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE EA DE MANEIRA MAIS EFETIVA, FORAM ELABORADOS POLÍTICAS E PROGRAMAS OFICIAIS, NAS QUAIS SE INSEREM AS PROPOSTAS DE EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL. NESSE ÂMBITO, CABE DESTACAR QUE OS PRODUTOS MIDIÁTICOS PRODUZEM SENTIDOS E PODEM CORROBORAR AOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS, ATITUDES E VALORES, CONSTITUINDO UM CURRÍCULO CULTURAL QUE SE ESTENDE PARA FORA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. ASSIM, ESTE TRABALHO ANALISA AS ABORDAGENS SOBRE A EA NO CURRÍCULO CULTURAL DA ANIMAÇÃO MOUK E SUAS POTENCIALIDADES PARA A CONSECUÇÃO DE PROPOSTAS EDUCATIVAS. A PESQUISA POSSUI CARÁTER QUALITATIVO E SE DEDICA À ANÁLISE DE EPISÓDIOS QUE SUSCITAM UMA DISCUSSÃO SOBRE CONSERVAÇÃO E EA. FOI CONSTRUÍDO UM DISPOSITIVO ANALÍTICO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO TRÊS TENDÊNCIAS DE EA: CONSERVADORA, PRAGMÁTICA E CRÍTICA. OS EPISÓDIOS ANALISADOS ORA TRAZEM ASPECTOS DA VISÃO CONSERVADORA ORA DA TENDÊNCIA CRÍTICA, CONTUDO, PREDOMINA UMA VERTENTE PRAGMÁTICA, COM ÊNFASE NA ATUAÇÃO INDIVIDUAL, COMPORTAMENTALISTA. EM TERMOS DE POTENCIALIDADE DIDÁTICA, TRATA-SE DE UM MATERIAL RICO QUE PODE SERVIR DE MOTE A VÁRIAS PROBLEMATIZAÇÕES E DISCUSSÕES, TENDO EM VISTA QUE AS RELAÇÕES EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E AMBIENTE ESTÃO CADA VEZ MAIS IMBRICADAS.