ESTE ESTUDO COLOCA EM EVIDÊNCIA O ENSINO DE LÍNGUA(GEM), CONSIDERANDO ASPECTOS COMO A INTERAÇÃO PROFESSOR E ALUNO, AS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA(GEM), OS MOVIMENTOS DIALÓGICOS QUE PERPASSAM AS PRÁTICAS DE ENSINO, ENTRE OUTROS. NESSA PERSPECTIVA, O TRABALHO OBJETIVA ESTABELECER UM ENCONTRO COM/ENTRE AS IDEIAS DE PAULO FREIRE E MIKHAIL BAKHTIN, MAIS PRECISAMENTE A PARTIR DAS OBRAS "A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER: TRÊS ARTIGOS QUE SE COMPLETAM" DE FREIRE (1989) E "QUESTÕES DE ESTILÍSTICA NO ENSINO DA LÍNGUA" DE BAKHTIN (2013). METODOLOGICAMENTE, ESTE ESTUDO SE CARACTERIZA COMO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E INTERPRETATIVA, POIS O FOCO DA ANÁLISE CONSISTE EM ESTABELECER/APROXIMAR/CONSTRUIR RELAÇÕES ENTRE/COM AS VOZES/DISCURSOS/PONTOS VISTA DOS DOIS PENSADORES SUPRACITADOS. A PARTIR DA LEITURA DOS DOIS TEXTOS ANALISADOS, ESTE ARTIGO DESTACA SEIS PONTOS DE APROXIMAÇÃO ENTRE AS IDEIAS DE PAULO FREIRE E MIKHAIL BAKHTIN, A SABER: (I) A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO; (II) A GRAMÁTICA E A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO RELACIONADA COM A SUA REALIDADE E SEU CONTEXTO; (III) AS CRÍTICAS À MECANIZAÇÃO DO ENSINO; (IV) A CONCEPÇÃO DE LEITURA E ESCRITA; (V) A PALAVRA COMO CENÁRIO E MUNDO E A PROFUNDIDADE NO ENSINO. OS RESULTADOS DESTE TRABALHO ORIENTAM OS PROFESSORES PARA PRÁTICAS DE ENSINO DIRETAMENTE LIGADAS À PESQUISA, À INTERATIVIDADE, PRIORIZANDO METODOLOGIAS QUE PROMOVAM O DESENVOLVIMENTO PLENO DAS CAPACIDADES DOS ESTUDANTES.