O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI INVESTIGAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRA E REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSE TEMA PARA A CONCRETIZAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO QUE SEJA ANTIRRACISTA. A PESQUISA TEVE CARÁTER QUALITATIVO NA FORMA DE UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO DOIS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS, UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO ABERTO COM EVOCAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS E O DIÁRIO DE CAMPO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. APOIANDO-SE NO REFERENCIAL TEÓRICO DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MOSCOVICI, A ANÁLISE DOS RESULTADOS APONTA QUE, APESAR DAS REPRESENTAÇÕES ASSOCIADAS A SENTIMENTOS POSITIVOS EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS, HÁ UMA RELUTÂNCIA EM SE DISCUTIR O TEMA QUANDO ESTE INCLUI A QUESTÃO RELIGIOSA, NÃO PERMITINDO A COMPREENSÃO DESSAS RELIGIÕES NA DIÁSPORA COMO SÍMBOLOS DE RESISTÊNCIA CULTURAL E RECONSTITUIÇÃO FAMILIAR, BEM COMO EXPRESSÃO CULTURAL NOS DIAS ATUAIS.