AS TECNOLOGIAS QUE VIERAM PARA FACILITAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DEVENDO ENTRAR COM FERRAMENTAS AUXILIARES NA PRÁTICA DAS AULAS DE MANEIRA QUE FACILITE AOS DIVERSOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM EXISTENTES DENTRO DA SALA DE AULA. OBJETIVO: ANALISAR QUAIS OS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DA REDE PÚBLICA E DA REDE PRIVADA ENFRENTAM PARA FAZER USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DURANTE SUAS AULAS NOS ANOS FINAIS. MÉTODO: PESQUISA DE CAMPO EXPLORATÓRIO-DESCRITIVA E DO MÉTODO COMPARATIVO CUJO DESENVOLVIMENTO SE DEU NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA. COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO MISTO PARA QUATRO PROFESSORAS DE LÍNGUA INGLESA DOS ANOS FINAIS DA REDE PRIVADA E PÚBLICA DE ENSINO. RESULTADOS: OS RECURSOS TECNOLÓGICOS, ALÉM DE FACILITAR E COMPLEMENTAR AS AULAS, FACILITA PARA QUE OS ALUNOS PARTICIPEM MAIS E PRESTE MAIS ATENÇÃO DEVIDO ÀS AULAS FICAREM MAIS ATRATIVAS; ALGUNS FATORES COMO A SALA CHEIA, O TEMPO, A INDISCIPLINA, DISPONIBILIDADE EM POUCA QUANTIDADE DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA MAIOR DEMANDA NA ESCOLA DIFICULTAM A APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES COM ESSES RECURSOS; AS PROFESSORES TÊM POUCA FORMAÇÃO CONTINUADA EM RELAÇÃO À CAPACITAÇÃO DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: POR MEIO DESSE ESTUDO CONSTATOU-SE QUE AS PROFESSORAS DOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÊM HABILIDADE PARA FAZER USO DE EQUIPAMENTO TECNOLÓGICO E FAZEM USO DELES SEMPRE QUE NECESSÁRIO, NO ENTANTO, É NECESSÁRIO UM OLHAR MAIS INTEGRAL PARA A NECESSIDADE DE FORMAÇÕES CONTINUADAS PARA OS PROFESSORES QUANTO AO USO DAS TECNOLOGIAS ALIADAS AS SUAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DO PLANEJAMENTO ATÉ A APLICAÇÃO EM SALA DE AULA.