O RACISMO ESTÁ ENRAIZADO NA HISTÓRIA BRASILEIRA E INFLUENCIA, EM GRANDE MEDIDA, NA DESIGUALDADE SOCIAL QUE ATINGE A POPULAÇÃO NEGRA, RAZÃO PELA QUAL É RELEVANTE DISCUTIR E PROMOVER AÇÕES ANTIRRACISTAS E DE PROMOÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA DA POPULAÇÃO NEGRA. O ENSINO DA TEMÁTICA DAS RELAÇÕES RACIAIS É UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA ESTIMULAR ESSAS AÇÕES, PRINCIPALMENTE NO ÂMBITO DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO), QUE SÃO COMPROMETIDOS COM A PRODUÇÃO INTELECTUAL ATRELADA AO BEM-ESTAR DA SOCIEDADE, À INCLUSÃO SOCIAL, E AO BEM ECONÔMICO E CULTURAL DE TODA A POPULAÇÃO (BRASIL, 2017). NESSE SENTIDO, O PRESENTE ARTIGO ANALISA SE E COMO OCORRE O ENSINO DE RELAÇÕES RACIAIS NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU DA ÁREA PÚBLICA NO BRASIL. PARA TANTO, REALIZOU-SE PESQUISA DOCUMENTAL, CUJOS DADOS FORAM SISTEMATIZADOS E ANALISADOS POR MEIO DE ESTATÍSTICA-DESCRITIVA. CONCLUI-SE QUE, CONSIDERANDO A ESTRATÉGIA DE PESQUISA UTILIZADA, A MAIORIA DOS PPGS QUE ABORDAM A TEMÁTICA RACIAL DIRETA E/OU INDIRETAMENTE EM SUAS DISCIPLINAS ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS, ENQUANTO O DEBATE É SECUNDARIZADO NA MAIORIA DOS PPGS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA. ADEMAIS, HÁ UMA TENDÊNCIA DA NÃO OBRIGATORIEDADE CURRICULAR DAS DISCIPLINAS QUE FAZEM REFERÊNCIA DIRETA À DISCUSSÃO RACIAL.