O PROPÓSITO DESTE TRABALHO É APRESENTAR O PODCAST COMO FERRAMENTA EDUCATIVA,
POIS, EM MEIO A TANTOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, ESTA FERRAMENTA CONSTITUI-SE NUM RECURSO
PARTICIPATIVO DA INTERNET, POSSIBILITANDO A UTILIZAÇÃO DO ÁUDIO NA EDUCOMUNICAÇÃO ATRAVÉS
DA RÁDIO ESCOLAR VOLTADA AO AMBIENTE DA WEB. NO ENTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO UTILIZAR
SOFTWARES COMO POR EXEMPLO, O APLICATIVO DE EDIÇÃO DE ÁUDIO AUDACITY PARA GRAVAÇÃO E
EDIÇÃO DO PROGRAMA E DO ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO GRATUITO ONLINE QUE É POSSIBILITADO
PELA REDE. DIANTE DESSE PANORAMA, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA-SE COMPREENDER COMO O USO
DO PODCAST PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO
BÁSICA, PROPICIANDO UMA MELHORIA NO SEU DESEMPENHO EM RELAÇÃO À LEITURA, INTERPRETAÇÃO
E PRODUÇÃO DE TEXTO E, AINDA, DA ORALIDADE E CRIATIVIDADE NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS.
ACREDITA-SE ENTÃO, QUE ESSA FERRAMENTA EDUCATIVA APRESENTA DESAFIOS TANTO PARA O
EDUCANDO COMO PARA O EDUCADOR, QUANTO A APROXIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS
DA SOCIEDADE. PORTANTO, É ELEMENTAR INFERIR QUE O SEU USO PODE CONTRIBUIR COM QUALIDADE
DO ENSINO, ISTO É, SE UTILIZADAS ATRAVÉS DE PROPOSTAS BEM PREPARADAS, COMO TAMBÉM DE
ACORDO COM AS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS E EDUCACIONAIS. O QUE PODE FAVORECER A MOBILIZAÇÃO
DE UMA APRENDIZAGEM ATRATIVA E IMERSIVA DO ALUNO, QUE INTERAGE NO MEIO EM QUE VIVE
DESENVOLVENDO SUA CAPACIDADE DE APRENDER NO CONTEXTO DOS MÚLTIPLOS RECURSOS DA
ATUALIDADE (KENSKI, 2012). HAJA VISTO QUE, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO – TIC’S, PODEM POSSIBILITAR O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
INOVADORAS QUE PODEM FAVORECER A OBTENÇÃO DE EXCELENTES RESULTADOS, BEM COMO FORTALECER A JUSTIÇA SOCIAL, A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À TECNOLOGIA, PERMITINDO ASSIM,
ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO QUE TODOS SE APROPRIEM E COMPARTILHEM SABERES E EXPERIÊNCIAS.