Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PODCAST COMO FERRAMENTA AO ENSINO: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES EDUCATIVAS

Palavra-chaves: PODCAST, RECURSO AO ENSINO, APRENDIZAGEM, , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69108
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2086
    "inscrito_id" => 5360
    "titulo" => "O PODCAST COMO FERRAMENTA AO ENSINO: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES EDUCATIVAS"
    "resumo" => """
      O PROPÓSITO DESTE TRABALHO É APRESENTAR O PODCAST COMO FERRAMENTA EDUCATIVA,\r\n
      POIS, EM MEIO A TANTOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, ESTA FERRAMENTA CONSTITUI-SE NUM RECURSO\r\n
      PARTICIPATIVO DA INTERNET, POSSIBILITANDO A UTILIZAÇÃO DO ÁUDIO NA EDUCOMUNICAÇÃO ATRAVÉS\r\n
      DA RÁDIO ESCOLAR VOLTADA AO AMBIENTE DA WEB. NO ENTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO UTILIZAR\r\n
      SOFTWARES COMO POR EXEMPLO, O APLICATIVO DE EDIÇÃO DE ÁUDIO AUDACITY PARA GRAVAÇÃO E\r\n
      EDIÇÃO DO PROGRAMA E DO ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO GRATUITO ONLINE QUE É POSSIBILITADO\r\n
      PELA REDE. DIANTE DESSE PANORAMA, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA-SE COMPREENDER COMO O USO\r\n
      DO PODCAST PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO\r\n
      BÁSICA, PROPICIANDO UMA MELHORIA NO SEU DESEMPENHO EM RELAÇÃO À LEITURA, INTERPRETAÇÃO\r\n
      E PRODUÇÃO DE TEXTO E, AINDA, DA ORALIDADE E CRIATIVIDADE NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS.\r\n
      ACREDITA-SE ENTÃO, QUE ESSA FERRAMENTA EDUCATIVA APRESENTA DESAFIOS TANTO PARA O\r\n
      EDUCANDO COMO PARA O EDUCADOR, QUANTO A APROXIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS\r\n
      DA SOCIEDADE. PORTANTO, É ELEMENTAR INFERIR QUE O SEU USO PODE CONTRIBUIR COM QUALIDADE\r\n
      DO ENSINO, ISTO É, SE UTILIZADAS ATRAVÉS DE PROPOSTAS BEM PREPARADAS, COMO TAMBÉM DE\r\n
      ACORDO COM AS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS E EDUCACIONAIS. O QUE PODE FAVORECER A MOBILIZAÇÃO\r\n
      DE UMA APRENDIZAGEM ATRATIVA E IMERSIVA DO ALUNO, QUE INTERAGE NO MEIO EM QUE VIVE\r\n
      DESENVOLVENDO SUA CAPACIDADE DE APRENDER NO CONTEXTO DOS MÚLTIPLOS RECURSOS DA\r\n
      ATUALIDADE (KENSKI, 2012). HAJA VISTO QUE, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E\r\n
      COMUNICAÇÃO – TIC’S, PODEM POSSIBILITAR O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS\r\n
      INOVADORAS QUE PODEM FAVORECER A OBTENÇÃO DE EXCELENTES RESULTADOS, BEM COMO FORTALECER A JUSTIÇA SOCIAL, A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À TECNOLOGIA, PERMITINDO ASSIM,\r\n
      ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO QUE TODOS SE APROPRIEM E COMPARTILHEM SABERES E EXPERIÊNCIAS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "PODCAST, RECURSO AO ENSINO, APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA19_ID5360_26092020221728.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAZIMIRO DE SOUSA CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "CAZIMIRO CAMPOS"
    "autor_email" => "cazimirocampos@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69108
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2086
    "inscrito_id" => 5360
    "titulo" => "O PODCAST COMO FERRAMENTA AO ENSINO: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES EDUCATIVAS"
    "resumo" => """
      O PROPÓSITO DESTE TRABALHO É APRESENTAR O PODCAST COMO FERRAMENTA EDUCATIVA,\r\n
      POIS, EM MEIO A TANTOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, ESTA FERRAMENTA CONSTITUI-SE NUM RECURSO\r\n
      PARTICIPATIVO DA INTERNET, POSSIBILITANDO A UTILIZAÇÃO DO ÁUDIO NA EDUCOMUNICAÇÃO ATRAVÉS\r\n
      DA RÁDIO ESCOLAR VOLTADA AO AMBIENTE DA WEB. NO ENTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO UTILIZAR\r\n
      SOFTWARES COMO POR EXEMPLO, O APLICATIVO DE EDIÇÃO DE ÁUDIO AUDACITY PARA GRAVAÇÃO E\r\n
      EDIÇÃO DO PROGRAMA E DO ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO GRATUITO ONLINE QUE É POSSIBILITADO\r\n
      PELA REDE. DIANTE DESSE PANORAMA, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA-SE COMPREENDER COMO O USO\r\n
      DO PODCAST PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO\r\n
      BÁSICA, PROPICIANDO UMA MELHORIA NO SEU DESEMPENHO EM RELAÇÃO À LEITURA, INTERPRETAÇÃO\r\n
      E PRODUÇÃO DE TEXTO E, AINDA, DA ORALIDADE E CRIATIVIDADE NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS.\r\n
      ACREDITA-SE ENTÃO, QUE ESSA FERRAMENTA EDUCATIVA APRESENTA DESAFIOS TANTO PARA O\r\n
      EDUCANDO COMO PARA O EDUCADOR, QUANTO A APROXIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS\r\n
      DA SOCIEDADE. PORTANTO, É ELEMENTAR INFERIR QUE O SEU USO PODE CONTRIBUIR COM QUALIDADE\r\n
      DO ENSINO, ISTO É, SE UTILIZADAS ATRAVÉS DE PROPOSTAS BEM PREPARADAS, COMO TAMBÉM DE\r\n
      ACORDO COM AS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS E EDUCACIONAIS. O QUE PODE FAVORECER A MOBILIZAÇÃO\r\n
      DE UMA APRENDIZAGEM ATRATIVA E IMERSIVA DO ALUNO, QUE INTERAGE NO MEIO EM QUE VIVE\r\n
      DESENVOLVENDO SUA CAPACIDADE DE APRENDER NO CONTEXTO DOS MÚLTIPLOS RECURSOS DA\r\n
      ATUALIDADE (KENSKI, 2012). HAJA VISTO QUE, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E\r\n
      COMUNICAÇÃO – TIC’S, PODEM POSSIBILITAR O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS\r\n
      INOVADORAS QUE PODEM FAVORECER A OBTENÇÃO DE EXCELENTES RESULTADOS, BEM COMO FORTALECER A JUSTIÇA SOCIAL, A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À TECNOLOGIA, PERMITINDO ASSIM,\r\n
      ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO QUE TODOS SE APROPRIEM E COMPARTILHEM SABERES E EXPERIÊNCIAS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "PODCAST, RECURSO AO ENSINO, APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA19_ID5360_26092020221728.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAZIMIRO DE SOUSA CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "CAZIMIRO CAMPOS"
    "autor_email" => "cazimirocampos@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PROPÓSITO DESTE TRABALHO É APRESENTAR O PODCAST COMO FERRAMENTA EDUCATIVA, POIS, EM MEIO A TANTOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, ESTA FERRAMENTA CONSTITUI-SE NUM RECURSO PARTICIPATIVO DA INTERNET, POSSIBILITANDO A UTILIZAÇÃO DO ÁUDIO NA EDUCOMUNICAÇÃO ATRAVÉS DA RÁDIO ESCOLAR VOLTADA AO AMBIENTE DA WEB. NO ENTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO UTILIZAR SOFTWARES COMO POR EXEMPLO, O APLICATIVO DE EDIÇÃO DE ÁUDIO AUDACITY PARA GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DO PROGRAMA E DO ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO GRATUITO ONLINE QUE É POSSIBILITADO PELA REDE. DIANTE DESSE PANORAMA, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA-SE COMPREENDER COMO O USO DO PODCAST PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROPICIANDO UMA MELHORIA NO SEU DESEMPENHO EM RELAÇÃO À LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO E, AINDA, DA ORALIDADE E CRIATIVIDADE NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS. ACREDITA-SE ENTÃO, QUE ESSA FERRAMENTA EDUCATIVA APRESENTA DESAFIOS TANTO PARA O EDUCANDO COMO PARA O EDUCADOR, QUANTO A APROXIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS DA SOCIEDADE. PORTANTO, É ELEMENTAR INFERIR QUE O SEU USO PODE CONTRIBUIR COM QUALIDADE DO ENSINO, ISTO É, SE UTILIZADAS ATRAVÉS DE PROPOSTAS BEM PREPARADAS, COMO TAMBÉM DE ACORDO COM AS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS E EDUCACIONAIS. O QUE PODE FAVORECER A MOBILIZAÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM ATRATIVA E IMERSIVA DO ALUNO, QUE INTERAGE NO MEIO EM QUE VIVE DESENVOLVENDO SUA CAPACIDADE DE APRENDER NO CONTEXTO DOS MÚLTIPLOS RECURSOS DA ATUALIDADE (KENSKI, 2012). HAJA VISTO QUE, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC’S, PODEM POSSIBILITAR O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS INOVADORAS QUE PODEM FAVORECER A OBTENÇÃO DE EXCELENTES RESULTADOS, BEM COMO FORTALECER A JUSTIÇA SOCIAL, A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À TECNOLOGIA, PERMITINDO ASSIM, ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO QUE TODOS SE APROPRIEM E COMPARTILHEM SABERES E EXPERIÊNCIAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Amanda Regina Lemes Ribeiro

    Acredito que assim como os vídeos possam enriquecer e trabalhar habilidades de uma escuta e interpretação ativa de diferentes gêneros textuais, tais como: Você sabia que?, notícias, narrativas, etc.

    10/08/2022 23:57:49
  • Marialda Cristina Costa

    O artico é excelente, mas precisamos ainda de muita adaptação para que ele possa ser aplicado nas redes públicas de ensino

    10/07/2022 23:36:11
  • Leonardo Silva Pinheiro

    Artigo de excelência que proporciona novos caminhos para que o processo ensino/aprendizagem seja aprimorado.

    17/06/2022 12:25:01
  • Messa Sanches

    Boa tarde

    09/06/2022 15:20:34
  • Tatiane Bispo

    O postcast é um recurso tecnológico que muito nos auxilia em sala de aula. Porém ainda precisamos nos adaptar a essa ferramenta.

    08/06/2022 21:44:07
  • Andréa Trindade de Almeida Costa

    Acredito que assim como os vídeos possa enriquecer e trabalhar habilidades de uma escuta e interpretação ativa de diferentes gêneros textuais, tais como: Você sabia que?, notícias, narrativas, etc.

    07/06/2022 21:47:45
  • Daniele Carvalho Arruda

    O Podcast é uma ferramenta muito desafiadora.

    07/06/2022 19:29:32
  • Samira Cesar Campos

    Trabalho na educação infantil, no ano passado durante a pandemia fizemos uma rádio no podcast, com participação das professoras e crianças da escola, foi um trabalho e uma experiência nova bem legal.

    07/06/2022 14:48:07
  • RENATA APARECIDA DOS SANTOS

    É um recurso muito interessante, porém muito desafiador. Eu mesma tenho muitas dúvidas e ainda não me sinto segura para utilizar essa ferramenta.

    05/06/2022 16:44:49
  • Odete Maria Serio Sassaki

    Gostei do conteúdo para crianças pequenas da rádio traquinagem.

    02/06/2022 19:53:49
  • Rosemeire Alves

    Achei muito interessante o uso de podcast na educação infantil.

    02/06/2022 15:18:31
  • Ana claudia freire da silva

    Nao consigo enxergar o ensino feito desta forma com as criancas bem pequenas

    02/06/2022 15:01:07

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.