EDUCAÇÃO PARA A EXISTÊNCIA: SAÚDE MENTAL, TRABALHO DOCENTE E PROFISSIONALIZAÇÃO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68462 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1497 "inscrito_id" => 6267 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A EXISTÊNCIA: SAÚDE MENTAL, TRABALHO DOCENTE E PROFISSIONALIZAÇÃO" "resumo" => "ESTA PESQUISA OBJETIVOU ESTUDAR, ANALISAR E COMPREENDER COMO O PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, À LUZ DO TRABALHO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE, TEM DESENVOLVIDO SUA PRÁXIS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SENTIMENTOS QUE GERAM SOFRIMENTO E REPERCUTEM EM SUA SAÚDE MENTAL E EM SUA PROFISSIONALIZAÇÃO. METODOLOGICAMENTE, REFERE-SE A UMA PESQUISA QUALITATIVA, DESENVOLVIDA NUMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS/PB, A “ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL XAVIER JÚNIOR”, NOSSOS SUJEITOS FORAM OS DOCENTES DA ESCOLA E OS ALUNOS DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA (CCHSA/UFPB), PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ACREDITAMOS QUE A PRÁXIS DOCENTE RELACIONA-SE AO ESTADO PSICOLÓGICO DO PROFISSIONAL, REPERCUTINDO EM SEU TRABALHO E NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, ISTO PORQUE “OS CONCEITOS DE SAÚDE MENTAL ABRANGEM, ENTRE OUTRAS COISAS, O BEM-ESTAR SUBJETIVO, A AUTO-EFICÁCIA PERCEBIDA, A AUTONOMIA, A COMPETÊNCIA, A DEPENDÊNCIA INTERGERACIONAL E A AUTO REALIZAÇÃO DO POTENCIAL INTELECTUAL E EMOCIONAL DA PESSOA” (OMS, 2001, P. 3). AS REFLEXÕES POSTAS EVIDENCIAM A NECESSIDADE DE OLHARMOS PARA ESSE PROFISSIONAL PELA ÓTICA DO EMOCIONAL, A FIM DE CONTRIBUIR COM O SEU BEM ESTAR. POIS, PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO DA “INTELIGÊNCIA EMOCIONAL”, SERÁ POSSÍVEL LEVÁ-LOS A PENSAR SOBRE ESSES SENTIMENTOS GERADORES DE SOFRIMENTO, COM O INTUITO DE RESSIGNIFICÁ-LOS, AMENIZANDO SEUS IMPACTOS. EM TEMPO, PRECISAMOS, NO BOJO DESSAS DISCUSSÕES, TRAZER O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA QUE O PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO SE FORTALEÇA EMOCIONAL E PROFISSIONALMENTE, DE MANEIRA QUE O AMBIENTE DE TRABALHO NÃO LHE SEJA UM “FARDO”. AO SE EDUCAR EMOCIONALMENTE, O PROFESSOR, EM ESPECIAL, ESTÁ CORROBORANDO PARA A EXISTÊNCIA DE SUA PROFISSÃO, DE SUA PRÓPRIA VIDA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "TRABALHO DOCENTE, SAÚDE MENTAL, PROFISSIONALIZAÇÃO, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA18_ID6267_01092020211703.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELINE SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ELINE" "autor_email" => "aelines.araujo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68462 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1497 "inscrito_id" => 6267 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A EXISTÊNCIA: SAÚDE MENTAL, TRABALHO DOCENTE E PROFISSIONALIZAÇÃO" "resumo" => "ESTA PESQUISA OBJETIVOU ESTUDAR, ANALISAR E COMPREENDER COMO O PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, À LUZ DO TRABALHO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE, TEM DESENVOLVIDO SUA PRÁXIS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SENTIMENTOS QUE GERAM SOFRIMENTO E REPERCUTEM EM SUA SAÚDE MENTAL E EM SUA PROFISSIONALIZAÇÃO. METODOLOGICAMENTE, REFERE-SE A UMA PESQUISA QUALITATIVA, DESENVOLVIDA NUMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS/PB, A “ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL XAVIER JÚNIOR”, NOSSOS SUJEITOS FORAM OS DOCENTES DA ESCOLA E OS ALUNOS DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA (CCHSA/UFPB), PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ACREDITAMOS QUE A PRÁXIS DOCENTE RELACIONA-SE AO ESTADO PSICOLÓGICO DO PROFISSIONAL, REPERCUTINDO EM SEU TRABALHO E NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, ISTO PORQUE “OS CONCEITOS DE SAÚDE MENTAL ABRANGEM, ENTRE OUTRAS COISAS, O BEM-ESTAR SUBJETIVO, A AUTO-EFICÁCIA PERCEBIDA, A AUTONOMIA, A COMPETÊNCIA, A DEPENDÊNCIA INTERGERACIONAL E A AUTO REALIZAÇÃO DO POTENCIAL INTELECTUAL E EMOCIONAL DA PESSOA” (OMS, 2001, P. 3). AS REFLEXÕES POSTAS EVIDENCIAM A NECESSIDADE DE OLHARMOS PARA ESSE PROFISSIONAL PELA ÓTICA DO EMOCIONAL, A FIM DE CONTRIBUIR COM O SEU BEM ESTAR. POIS, PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO DA “INTELIGÊNCIA EMOCIONAL”, SERÁ POSSÍVEL LEVÁ-LOS A PENSAR SOBRE ESSES SENTIMENTOS GERADORES DE SOFRIMENTO, COM O INTUITO DE RESSIGNIFICÁ-LOS, AMENIZANDO SEUS IMPACTOS. EM TEMPO, PRECISAMOS, NO BOJO DESSAS DISCUSSÕES, TRAZER O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA QUE O PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO SE FORTALEÇA EMOCIONAL E PROFISSIONALMENTE, DE MANEIRA QUE O AMBIENTE DE TRABALHO NÃO LHE SEJA UM “FARDO”. AO SE EDUCAR EMOCIONALMENTE, O PROFESSOR, EM ESPECIAL, ESTÁ CORROBORANDO PARA A EXISTÊNCIA DE SUA PROFISSÃO, DE SUA PRÓPRIA VIDA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "TRABALHO DOCENTE, SAÚDE MENTAL, PROFISSIONALIZAÇÃO, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA18_ID6267_01092020211703.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELINE SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ELINE" "autor_email" => "aelines.araujo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }