O PRESENTE TRABALHO BUSCOU EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DESSAS TECNOLOGIAS NA ATUAÇÃO INCLUSIVA DO EDUCADOR BRASILEIRO. A METODOLOGIA EMPREGADA FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, COM ANÁLISE DE REGISTROS DE DIFERENTES AUTORES E CONTEÚDOS DE DOCUMENTOS LEGAIS QUE APRESENTAM ASPECTOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AO USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, COMO APOIO À APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. OBSERVOU-SE QUE HÁ UMA BASE NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA SOBRE ESSAS TECNOLOGIAS E SEU USO, ENTRETANTO, DE MANEIRA GERAL, AINDA EXISTE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES QUANTO À PRÁTICA INCLUSIVA, POR INEXISTÊNCIA DE CONHECIMENTO EM RELAÇÃO AO QUE SE CARACTERIZA COMO INCLUSÃO E QUAIS RECURSOS TECNOLÓGICOS PODEM SER UTILIZADOS PARA AUXILIÁ-LOS. CONCLUI-SE QUE HÁ A NECESSIDADE DE CONTINUAR A REFORMULAÇÃO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES E DE AMPLIAÇÃO DE FORMAÇÕES CONTINUADAS PARA EDUCADORES EM EXERCÍCIO, CONTRIBUINDO ASSIM PARA A CRIAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MAIS INCLUSIVA.