AO LONGO DA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO MUITO TEM SE DISCUTIDO SOBRE A NECESSIDADE DE TRANSFORMAR OU MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A SOCIEDADE PASSA POR MODIFICAÇÕES E COM O PASSAR DOS ANOS ELA VEM PROGREDINDO TANTO SOCIALMENTE QUANTO TECNOLOGICAMENTE. ISSO EXIGE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO UM NOVO OLHAR E REFLEXÃO EM RELAÇÃO A COMO EFETIVAR UM ENSINO PARA CONTRIBUIR PARA O SEU PÚBLICO, DE MODO QUE ESTES SE DESENVOLVAM COMO INDIVÍDUOS CRÍTICOS, RESPONSÁVEIS E CAPAZES DE TRANSFORMAR, ALÉM DE CONVIVER COM TODOS OS DESAFIOS POR ELES ENCONTRADOS NO SEU COTIDIANO. O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EM QUE OS ARTIGOS DE CUNHO CIENTÍFICOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DE LIVROS FÍSICOS E PLATAFORMAS DIGITAIS. ATRAVÉS DESSE ESTUDO, BUSCAMOS APRESENTAR UMA REFLEXÃO REFERENTE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A QUAL NÃO PODE SER ENTENDIDA COMO UM MERO DIREITO GARANTIDO NAS LEIS DO ESTADO, PORÉM MUITAS VEZES MAQUIADO PELO UM SISTEMA EDUCACIONAL QUE EXIGE UMA TRANSFORMAÇÃO DE URGÊNCIA. O PRESENTE ESTUDO TRAZ BASTANTES REFLEXÕES PARA OS DOCENTES E BUSCA APRESENTAR UMA HISTÓRIA ANTIGA, QUE PRECISA SER RECONSTRUÍDA PARA QUE NO FUTURO POSSAMOS COMEMORAR E CONTRIBUIR PARA UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE E SEM EXCLUSÕES. LOGICAMENTE, NÃO TRATA- SE DE UMA MUDANÇA QUE OCORRERÁ DE FORMA REPENTINA, MAS DEVE GANHAR UM NOVO OLHAR APÓS A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS ONDE DE FORMA DRÁSTICA, TIVEMOS QUE CONSTRUIR UM NOVO MODELO EDUCACIONAL.