O RESUMO INTITULADO “AS CONTRIBUIÇÕES DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, VEM REFLEXIONAR SOBRE AS ATUAIS CONTRIBUIÇÕES TECNOLÓGICAS DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR SOBRE A FORMA DE UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE APOIO PEDAGÓGICO PARA TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS. SÃO APONTADOS NESSE ESTUDO A CONTRIBUIÇÃO DOS APARELHOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM. OS SMARTPHONES TEM MUITO A OFERECER/CONTRIBUIR NA AQUISIÇÃO DA CULTURA DO CONHECIMENTO DO ALUNO, TODAVIA O NÍVEL DE RECEPTIVIDADE VAI DEPENDER DA FORMA DE COMO VAI SER MANUSEADO TANTO POR ALUNOS QUANTO POR PROFESSORES. DIANTE DISSO MELO (2018, P.39) DIZ QUE O “USO DOS SMARTPHONES COMO RECURSO DIDÁTICO É A UNIÃO DE DIVERSOS POTENCIAIS MIRANDO O OBJETIVO FINAL DO APRENDIZADO”. OU SEJA, O SMARTPHONE COMO RECURSO PARA O APRIMORAMENTO DA APRENDIZAGEM É IMPRESCINDÍVEL PARA SE ALCANÇAR AS METAS EDUCACIONAIS. CONSIDERANDO A RELEVÂNCIA DA TEMÁTICA, PENSA-SE CONTRIBUIR COM A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM APRESENTANDO UM LEVANTAMENTO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DIGITAIS QUE PODEM SER UTILIZADAS ATRAVÉS DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM, TORNANDO-SE ASSIM, FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS.