O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR UMA ATIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO – PORTUGUÊS: TRILHAS E TRAMAS 2 (2016), 2ª EDIÇÃO, DA EDITORA LEYA (SÃO PAULO), SOB A ÓTICA DA LEITURA LITERÁRIA. ESTE ESTUDO SE JUSTIFICA POR PROMOVER REFLEXÕES ACERCA DE COMO O PROFESSOR DEVE ABORDAR OS CONTEÚDOS DE LITERATURA NA SALA DE AULA EM TODOS AS FASES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA A CONCRETIZAÇÃO DO TRABALHO PROPOSTO, SEGUIU-SE ALGUMAS ETAPAS, DENTRE ELAS, A PARTE TEÓRICA, NA QUAL FOI FEITO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, A FIM DE EXPANDIR O CONHECIMENTO ACERCA DO USO DO LIVRO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA. TRATA-SE MAIS ESPECIFICAMENTE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER QUALITATIVO COM ANÁLISE BASEADA EM TEÓRICOS QUE ABORDAM O TEMA, TAIS COMO, COSSON (2012), TODOROV (2010), OLIVEIRA (2010) E SKALSKI E ROBAZCKIEVCZ (2013). ALÉM DE SE DEBRUÇAR SOBRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, QUE NORTEIAM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA.