NA SOCIEDADE ATUAL, PERCEBE-SE DE FORMA CADA VEZ MAIS ACENTUADA A NECESSIDADE DE REPENSAR O PAPEL DA EDUCA??O, ISSO SE D?, UMA VEZ QUE OS MODELOS DE ENSINO UTILIZADOS EM MUITAS DAS INSTITUI??ES N?O T?M SE MOSTRADO EFETIVOS PARA O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES CONTEMPOR?NEOS. COM ISSO, ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO VERIFICAR DE QUE FORMA AS METODOLOGIAS ATIVAS PODEM CONTRIBUIR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM, TAIS POSICIONAMENTOS VISAM APROFUNDAR NOS TE?RICOS QUE TRATAM SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS; CONHECER COMO AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PODEM CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E IDENTIFICAR AS DIFERENTES FORMAS DE METODOLOGIAS ATIVAS QUE PODEM SER UTILIZADAS EM SALA DE AULA. UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DE NATUREZA BIBLIOGR?FICA COM CAR?TER QUALITATIVO. O APORTE TE?RICO ? POSTULADO NAS PREMISSAS DE MORAN (2019, 2007, 2015), MOREIRA E RIBEIRO (2016), GIL (2008), PRODANOV E FREITAS (2013). OS RESULTADOS EVIDENCIARAM A NECESSIDADE DA FORMA??O DOCENTE E REESTRUTURA??O DOS CONCEITOS TRADICIONAIS DE EDUCA??O. CONCLUIU-SE, PORTANTO, QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS ESTIMULAM DE MANEIRA SIGNIFICATIVA O DISCENTE, PROPONDO ESTRAT?GIAS QUE LEVAM ? COOPERA??O, AUTONOMIA, PARTICIPA??O E CRIATIVIDADE, POSSIBILITANDO UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE EXIJA DELE UMA POSTURA ATIVA E PARTICIPANTE.