O PRESENTE TRABALHO SE REFERE À INFÂNCIA E SEUS ENTRELAÇAMENTOS COM O CINEMA NO CONTEXTO DOS FILMES INFANTIS, PENSANDO-SE SOBRE AS REVERBERAÇÕES QUE OS CONTEÚDOS CINEMATOGRÁFICOS DAS TELAS DIGITAIS PODEM PROVOCAR NAS CRIANÇAS. O ESTUDO SE APRESENTA COMO RESULTADOS PARCIAIS, POIS A PRÓXIMA FASE DA PESQUISA SERÁ UM ESTUDO DE CASO JUNTO A PROFESSOR/A DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA REFLETIR A SUA PRÁXIS PEDAGÓGICA DIANTE DOS FILMES INFANTIS EM SALA DE AULA. COMO OBJETIVO PRINCIPAL PROCUROU-SE ANALISAR QUAIS SÃO OS ADULTOS QUE PARTICIPAM DA FACILITAÇÃO DE CONTEÚDOS MIDIÁTICOS PARA AS CRIANÇAS, PROCURANDO SABER TAMBÉM SE ESSES ADULTOS REALMENTE CUMPREM UM PAPEL DE TORNAR AS CRIANÇAS AUTORAS DIANTE DO QUE ASSISTEM. A PESQUISA É UM ESTUDO DE REVISÃO PELA QUAL SE ESCOLHEU A BASE DE DADOS DA CAPES PERIÓDICOS PARA A BUSCA DE ARTIGOS, ONDE FOI UTILIZADO O ESTADO DA ARTE PARA O TRATAMENTO DOS DADOS, OS DESCRITORES PARA A BUSCA FORAM EDUCAÇÃO INFANTIL E CINEMA, E DE 104 ARTIGOS APENAS DOIS DESSES CORRESPONDERAM ÀS TEMÁTICAS DO PRESENTE ESTUDO. COMO ANÁLISE DE DADOS UTILIZOU-SE DA ANÁLISE DE CONTEÚDO TOMANDO COMO CATEGORIAS DE ANÁLISE CULTURA DA INFÂNCIA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, INCLUSÃO SOCIAL. POR FIM PERCEBEU-SE QUE O CINEMA PODE ENRIQUECER A CULTURA DA INFÂNCIA, MAS HÁ NECESSIDADE DE MAIS ADULTOS DOS CONTEXTOS FAMILIAR E ESCOLAR PARA FAZER DA CRIANÇA UM SUJEITO ATIVO DIANTE DAS TELAS, INSCREVENDO NELAS DESDE CEDO UM OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO DIANTE DO MUNDO.