COM A ECLOSÃO DA PANDEMIA DA COVID-19 (NOVO CORONAVÍRUS), ESTUDANTES E PROFESSORES DE TODOS OS
NÍVEIS PRECISARAM SE ADAPTAR ÀS NOVAS DEMANDAS DO ENSINO NA MODALIDADE REMOTA. NESTE PROCESSO, O
PROJETO DE VIDA PASSA A SER ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NÃO APENAS COGNITIVAS,
COMO TAMBÉM SOCIOEMOCIONAIS SUGERIDAS POR DOCUMENTOS OFICIAIS COMO OS PARÂMETROS CURRICULARES
NACIONAIS, A LEI 9394/96 E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. ESTE ARTIGO, ATRAVÉS DE UMA PESQUISA
BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, VEM A RESSALTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO
PROJETO DE VIDA NO ENFRENTAMENTO AOS EFEITOS COLATERAIS CAUSADOS PELO ISOLAMENTO SOCIAL, BEM PARA NÃO
PERDER DE VISTA A IMPORTÂNCIA DOS DESEJOS E OBJETIVOS NÃO APENAS PARA O FUTURO, MAS TAMBÉM PARA O
AGORA.