O TRABALHO PRETENDE ANALISAR A ESTRUTURA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) E O PAPEL QUE O INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA (CAP) OCUPA NESTA ESTRUTURA. COMO EXEMPLO DESSA CONCEPÇÃO CURRICULAR, ANALISAREMOS O CASO ESPECÍFICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SOCIOLOGIA. NA PRIMEIRA PARTE DO ARTIGO, DISCORREMOS SOBRE A TRAJETÓRIA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA GRADE CURRICULAR BRASILEIRA. SUA INTERMITÊNCIA PREJUDICOU AS REFLEXÕES NO SEIO DA COMUNIDADE ACADÊMICA, EM ESPECIAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA. A SEGUIR APONTAMOS PARA OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES, A ESTRUTURA DA LICENCIATURA, EM ESPECIAL DA SOCIOLOGIA. E POR FIM, APRESENTAMOS A ATUAÇÃO DO CAP-UERJ, NA VALORIZAÇÃO DA PESQUISA E DO DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO SUPERIOR.