ESSE ARTIGO ABORDAR?, A EFICI?NCIA PROFISSIONAL DOS NOSSOS GESTORES ESCOLARES BASEANDO-SE NA GEST?O DEMOCR?TICA. PASSAMOS POR MOMENTOS DE MUITAS TRANSFORMA??ES, ESPECIFICAMENTE NA ?REA EDUCACIONAL, ESSAS MUDAN?AS CHEGAM REPLETAS DE NOVOS DESAFIOS PARA O DESEMPENHO DA FUN??O E ATUA??O DO GESTOR ESCOLAR DENTRO DA INSTITUI??O ESCOLA. ? POR MEIO DA GEST?O ESCOLAR QUE SE PROMOVE A ORGANIZA??O, MOBILIZA??O E ARTICULA??O DAS CONDI??ES FUNDAMENTAIS PARA GARANTIR O AVAN?O DO PROCESSO S?CIO EDUCACIONAL DAS INSTITUI??ES DO ENSINO, POSSIBILITANDO A PROMO??O DO APRENDIZADO DE FORMA EFETIVA. ELA ? COMPOSTA POR V?RIAS PESSOAS, QUE JUNTAS, SOMAM SEUS CONHECIMENTOS E SABERES PARA MANTEREM A ORDEM, EXISTEM MUITOS EMPECILHOS E DIFICULDADES QUE ACABAM INTERVINDO NESSE PROCESSO, CABE A ESSES COMPONENTES UMA BOA PREPARA??O PARA SEU DESEMPENHO E ATUA??O. A FORMA MAIS COMUM E UTILIZADA NO BRASIL PARA ESCOLHA DE GESTORES PARA AS ESCOLAS ? ATRAV?S DE SELE??O POL?TICA OU POR ELEI??ES, AQUI NO MUNIC?PIO DE TIBAU DO SUL-RN, AINDA USAMOS O M?TODO DE SELE??O POL?TICA, DEVENDO SER IMPLANTADO, O FORMATO POR ELEI??ES COMO CONSTA NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCA??O DO MUNIC?PIO, AMBAS AS ALTERNATIVAS PODEM FALHAR POR N?O CONSIDERAR A REAL COMPET?NCIA DO ESCOLHIDO, A OP??O MAIS ADEQUADA PARA ESCOLHA DE GESTORES DEVERIA ABARCAR TESTES E PROVAS QUE VISAM ATESTAR A PROFICI?NCIA GERENCIAL DOS CANDIDATOS, GARANTINDO QUE ELES TENHAM AS COMPET?NCIAS NECESS?RIAS PARA UMA GEST?O EFICAZ.