DESDE O PRINCÍPIO DE SUA HISTÓRIA, A HUMANIDADE VEM BUSCANDO FORMAS DE SE DESENVOLVER E SE PERPETUAR NO PLANETA E PARA ISSO VEM BUSCANDO TÉCNICAS QUE LHE AJUDEM NA CONQUISTA PELO ESPAÇO ONDE VIVEMOS. A PARTIR DESSES PROCESSOS É NOTÓRIO A AMPLA DEVASTAÇÃO AMBIENTAL QUE O HOMEM VEM GERANDO AO LONGO DOS SÉCULOS, COMO POLUIÇÃO, DESMATAMENTO E USO EXAGERANDO DE PARTÍCULAS TÓXICAS. POR CONTA DISSO, DURANTE AS RECENTES DÉCADAS, GEÓGRAFOS, COM A AJUDA DE OUTROS PROFISSIONAIS, VEM BUSCANDO ENCONTRAR FORMAS DE TORNAR AS AÇÕES HUMANAS MENOS PREJUDICIAIS PARA O AMBIENTE. NESSE CONTEXTO, TÉCNICAS SIMPLES COMO O MONITORAMENTO AMBIENTAL E O BIOMONITORAMENTO VEM SENDO CONSTANTEMENTE USADOS COMO FERRAMENTAS PARA AUXILIA OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. A PARTIR DISSO ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO INCENTIVAR A INCLUSÃO E INTERDISCIPLINARIDADE DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA SALA DE AULA, COM A AJUDA DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, UTILIZANDO RECURSOS DE MONITORAMENTO AMBIENTAL. POSSIBILITANDO UM ENSINO/APRENDIZAGEM DE QUALIDADE, E CONTRIBUINDO DESSA FORMA, PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES PSICOMOTORAS. COMO METODOLOGIA FOI IMPRESCINDÍVEL A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA OS CONCEITOS E TÉCNICAS UTILIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO. O MATERIAL FOI CONFECCIONADO DE ACORDO COM EXEMPLOS ESTUDADOS E PROPOSTO PARA CRIANÇAS COM TEA. DEPOIS DA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS E DO MATERIAL PREPARADO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O ENSINO DAS TÉCNICAS DE MONITORAMENTO AMBIENTAL PODE SIM SER PASSADAS PARA CRIANÇAS AUTISTA QUE, APESAR DA FORMA DINÂMICA E ATRATIVA, TRAZ CONHECIMENTO E EVOLUÇÃO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS MESMOS.