O ESCOPO DESTE ARTIGO É TRAÇAR O PERFIL DOS DOCENTES QUE ATUAM NO CAP/UFPE – COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, PROCURANDO ENTENDER, PRINCIPALMENTE, SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E, ASSIM, QUAIS SÃO OS EFEITOS PARA SEU CORPO INSTITUCIONAL. CRIADOS COM O INTUITO DE PROMOVER ABORDAGENS DE PRÁTICA DE ENSINO DIFERENCIADAS, COM ENFOQUE NA PESQUISA, NA EXPERIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA, NO ESTÁGIO E INCENTIVANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE SEU CORPO INSTITUCIONAL, OS COLÉGIOS DE APLICAÇÃO FEDERAIS SE DESTACAM COMO ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. NÃO DIFERENTEMENTE, O CAP/UFPE APRESENTA CONTÍNUOS RESULTADOS POSITIVOS DE ACORDO COM AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, SENDO UM DESTAQUE NO NORDESTE E NO BRASIL. ANALISANDO A TEMÁTICA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, COM CONSULTA EM BASES DE DADOS SECUNDÁRIAS E EM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, BUSCA-SE RELACIONAR AS VARIÁVEIS SOBRE O OBJETIVO PEDAGÓGICO DOS COLÉGIOS DE APLICAÇÃO, SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA INSTITUIÇÃO E SOBRE OS COMPONENTES QUE ESTRUTURAM A ORGANIZAÇÃO DO COLÉGIO, DESTACANDO CARACTERÍSTICAS QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA A GRANDE RELEVÂNCIA DO CAP/UFPE NOS ÍNDICES POSITIVOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.