ESTE TRABALHO É PARTE DE UMA TESE DE DOUTORADO, EM ANDAMENTO, DENOMINADA “DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E OS PROCESSOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA”. O OBJETIVO É COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E OS PROCESSOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA PRÁTICA DE PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PORTO SEGURO-BA. O ESTUDO PARTE DA CONVICÇÃO DE QUE É IMPORTANTE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA SITUADA NO PARADIGMA DA INOVAÇÃO, CUJO INTENTO É PROPORCIONAR AOS PROFESSORES A REFLEXIVIDADE SOBRE SUAS PRÁTICAS. A METODOLOGIA UTILIZADA SERÁ A DE NATUREZA QUALITATIVA, RECORRENDO À ANÁLISE DOCUMENTAL, ENTREVISTAS E GRUPOS FOCAIS. A INVESTIGAÇÃO TEÓRICA DA TEMÁTICA ESTUDADA, SE DEU POR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES COMO: MARCELO GARCIA (1999; 2009); OLIVEIRA-FORMOSINHO (2009); FIORENTINI E CRECCI (2013); DELGADO (2015); TARDIF (2014); IMBERNÓN (2010); CARBONELL (2002), DENTRE OUTROS. PARA DISCUSSÃO, NESTE TRABALHO, ELEGEMOS AS CATEGORIAS: “DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE”, COMO UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO AO LONGO DA VIDA, SUPERANDO A FRAGMENTAÇÃO DE MOMENTOS FORMAIS, DE ACORDO COM MARCELO GARCIA (1999; 2009) E OLIVEIRA-FORMOSINHO (2009) E “INOVAÇÃO PEDAGÓGICA”, A QUAL ESTÁ ASSOCIADA À RENOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM DIVERSOS CONTEXTOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO COMO CURRÍCULOS, PROGRAMAS DE ENSINO, ESCOLA, CONFORME AFIRMA CARBONELL (2002). COMO RESULTADOS DA PESQUISA ESPERA-SE QUE POSSAMOS ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE DISPOSIÇÕES NECESSÁRIAS AOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS EM SALA DE AULA, DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO ATUAL.