A CHAMADA MODERNIDADE TROUXE, MEDIANTE SUAS TRANSFORMA??ES E A DISSOLU??O DA SOCIEDADE ABSOLUTISTA, UMA S?RIE DE MUDAN?AS. DENTRE ESTAS PODEMOS CITAR AS TRANSFORMA??ES OCORRIDAS ATRAV?S DAS CHAMADAS REVOLU??ES BURGUESAS, A FRANCESA E A INDUSTRIAL. AL?M DISSO, UMA REORDENA??O DO PAPEL DA RELIGI?O QUE SOFREU DURAS CR?TICAS COM O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENT?FICO. NESTE CONTEXTO, NIETZSCHE SE COLOCOU COMO ANALISTA METICULOSO E DEFENSOR DE UMA HUMANIDADE PLENA. DESTA VEZ, MAIS DO QUE A BUSCA POR COMPET?NCIAS RACIONAIS, PADR?ES E MECANIZA??O DAS ATIVIDADES HUMANAS, SUA ATEN??O SE VOLTOU PARA A PLENITUDE DA EXIST?NCIA HUMANA ATRAV?S DE UMA EDUCA??O QUE CONSIDERE O SER EM SEU TEMPO E EXIST?NCIA COMO DETENTOR DOS MECANISMOS QUE PODEM CONDUZIR A UMA VIDA PLENA (O QUE N?O SIGNIFICA SEM PROBLEMAS). NESTE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE APRESENTAR NOS TEXTOS NIETZSCHEANOS ?CONSIDERA??ES EXTEMPOR?NEAS? A ABORDAGEM SOBRE A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O E SUA RELA??O COM O TEMPO, EM UMA SOCIEDADE MARCADA POR PADR?ES E UNIVERSALISMOS QUE, MUITAS VEZES, IMPEDEM A EXIST?NCIA PLENA DOS SUJEITOS. PARA ISSO, FOI REALIZADO UMA AN?LISE DOS CITADOS TEXTOS E ALGUNS COMENTADORES COM O FITO DE ESTABELECER A DEFINI??O DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PREOCUPADA COM A RELA??O EDUCA??O-TEMPO. ASSIM, A PARTIR DE TAL PROCEDIMENTO, CONSTRU?RAM-SE COMO RESULTADO DE TAL AN?LISE ALGUNS PILARES IMPORTANTES. ENTRE ELES, A IMPORT?NCIA DE UMA EDUCA??O PLURAL, A REAVALIA??O DO CONCEITO DE TEMPO NO PROCESSO EDUCATIVO, A IMPORT?NCIA DE UMA EDUCA??O QUE CONSIDERE AS DORES DA EXIST?NCIA E, POR ?LTIMO, A BUSCA POR RESTAURA??O.