NOBRE, Iziane Silvestre. A educação para a coletividade em makarenko. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/67591>. Acesso em: 04/11/2024 19:11
ESTE ARTIGO ? RESULTADO PRELIMINAR DE UMA PESQUISA DE DOUTORAMENTO EM EDUCA??O, CUJO UM DOS DESDOBRAMENTOS ? O MERGULHO HIST?RICO NOS EDUCADORES SOVI?TICOS. O AUTOR EM DESTAQUE, NESTE ARTIGO, ? O EDUCADOR UCRANIANO MAKARENKO, CUJA EXPERI?NCIA TE?RICO-PR?TICO ESTAVA ALICER?ADA NA CONSTRU??O DE UMA PEDAGOGIA ALICER?ADA SOB O PRINC?PIO DA SOLIDARIEDADE E COOPERA??O EXISTENTE ENTRE AS PESSOAS. A PEDAGOGIA MARAKENIANA ? REFLEXO DE UMA SOCIEDADE CUJA PR?XIS POL?TICA ESTAVA VOLTADA PARA A GEST?O COLETIVA DA VIDA SOCIAL. ? IMPORTANTE DESTACAR, POR EXEMPLO, AS COMUNAS AGR?COLAS E AS PR?TICAS COLETIVISTAS DELA RESULTANTE NO FINAL DO S?CULO XIX, OS CONSELHOS OPER?RIOS E A CRIA??O DOS SOVIETES COMO PRODUTO DOS DESDOBRAMENTOS DA REVOLU??O DE 1905 E 1917, FORTALECENDO, PORTANTO, A PREMISSA DE QUE, NUMA NOVA SOCIEDADE, A NOVA PERSONALIDADE DEVERIA ESTAR CALCADA EM PR?TICAS QUE REFORCEM A SUBORDINA??O DOS INTERESSES INDIVIDUAIS AOS INTERESSES DA COLETIVIDADE. SEM EMBARGO, NOSSO OBJETIVO CONSISTE T?O SOMENTE EM APRESENTAR ESTE EDUCADOR BEM COMO APRESENTAR OS RUDIMENTOS DE SUA PEDAGOGIA.