Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO SUPERIOR COMO DISPOSITIVO IMPULSIONADOR: FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE NA AMAZÔNIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, SUPERIOR, FORMAÇÃO, PROFESSORES, AMAZÔNIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69016
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1303
    "inscrito_id" => 6385
    "titulo" => "O ENSINO SUPERIOR COMO DISPOSITIVO IMPULSIONADOR: FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE NA AMAZÔNIA"
    "resumo" => "O ENSINO SUPERIOR COMO DISPOSITIVO IMPULSIONADOR NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DAS ÁREAS AMAZÔNICAS COMO OS RIBEIRINHOS CONSTITUI-SE NUM DESAFIO DE GRANDE LOCOMOÇÃO DIVIDIDAS ENTRE RIOS E FLORESTAS. A BUSCA DA REALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR É LIMITADA PELO SUCINTO COMODISMO DE ALGUNS PROFISSIONAIS QUE JÁ ATUAM EM SALA DE AULA COMO TÉCNICOS EDUCACIONAIS (MAGISTÉRIO), OUTROS COM ENSINO SUPERIOR DE FORMAÇÃO ESPECIFICA QUE AO MESMO TEMPO FICAM DIVIDIDOS ENTRE AS CULTURAS DE ENSINO DAS ÁREAS URBANAS COM AS RIBEIRINHAS. NUM DESAFIO MAIOR, BUSCA CONHECER A REALIDADE DESSE PROFESSOR/ALUNO EM FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA, EVIDENCIANDO AS MAIORES DIFICULDADES EM DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIA NO SEU TRABALHO EM CRESCIMENTO, NÓVOA, CHICKERING E GAMSON, TARDIF, ARROYO E OUTROS, SERÃO AS ANALISES TEÓRICAS, QUANTO AS ESCOLAS DA ILHA DO PARÁ, NO MUNICÍPIO DE AFUÁ, O CAMPO DE PESQUISA EMPÍRICA, QUE REPRESENTARÁ O PRIMEIRO OLHAR LANÇADO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SUPERIOR COM ENTENDIMENTO A REALIDADE QUE VIVEM. CONCLUIU-SE QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA PARECE SER IMPRESCINDÍVEL A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES RIBEIRINHOS, O QUE PODE AMENIZAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM SUA TRAJETÓRIA PEDAGÓGICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SUPERIOR, FORMAÇÃO, PROFESSORES, AMAZÔNIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID6385_01092020133052.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATSUMI LETRA SANADA"
    "autor_nome_curto" => "KATSUMI L. SANADA"
    "autor_email" => "letrakatsumi@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)"
    "autor_imagem" => "5f63d2f05790c_17092020_181944.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69016
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1303
    "inscrito_id" => 6385
    "titulo" => "O ENSINO SUPERIOR COMO DISPOSITIVO IMPULSIONADOR: FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE NA AMAZÔNIA"
    "resumo" => "O ENSINO SUPERIOR COMO DISPOSITIVO IMPULSIONADOR NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DAS ÁREAS AMAZÔNICAS COMO OS RIBEIRINHOS CONSTITUI-SE NUM DESAFIO DE GRANDE LOCOMOÇÃO DIVIDIDAS ENTRE RIOS E FLORESTAS. A BUSCA DA REALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR É LIMITADA PELO SUCINTO COMODISMO DE ALGUNS PROFISSIONAIS QUE JÁ ATUAM EM SALA DE AULA COMO TÉCNICOS EDUCACIONAIS (MAGISTÉRIO), OUTROS COM ENSINO SUPERIOR DE FORMAÇÃO ESPECIFICA QUE AO MESMO TEMPO FICAM DIVIDIDOS ENTRE AS CULTURAS DE ENSINO DAS ÁREAS URBANAS COM AS RIBEIRINHAS. NUM DESAFIO MAIOR, BUSCA CONHECER A REALIDADE DESSE PROFESSOR/ALUNO EM FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA, EVIDENCIANDO AS MAIORES DIFICULDADES EM DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIA NO SEU TRABALHO EM CRESCIMENTO, NÓVOA, CHICKERING E GAMSON, TARDIF, ARROYO E OUTROS, SERÃO AS ANALISES TEÓRICAS, QUANTO AS ESCOLAS DA ILHA DO PARÁ, NO MUNICÍPIO DE AFUÁ, O CAMPO DE PESQUISA EMPÍRICA, QUE REPRESENTARÁ O PRIMEIRO OLHAR LANÇADO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SUPERIOR COM ENTENDIMENTO A REALIDADE QUE VIVEM. CONCLUIU-SE QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA PARECE SER IMPRESCINDÍVEL A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES RIBEIRINHOS, O QUE PODE AMENIZAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM SUA TRAJETÓRIA PEDAGÓGICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SUPERIOR, FORMAÇÃO, PROFESSORES, AMAZÔNIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID6385_01092020133052.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATSUMI LETRA SANADA"
    "autor_nome_curto" => "KATSUMI L. SANADA"
    "autor_email" => "letrakatsumi@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)"
    "autor_imagem" => "5f63d2f05790c_17092020_181944.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O ENSINO SUPERIOR COMO DISPOSITIVO IMPULSIONADOR NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DAS ÁREAS AMAZÔNICAS COMO OS RIBEIRINHOS CONSTITUI-SE NUM DESAFIO DE GRANDE LOCOMOÇÃO DIVIDIDAS ENTRE RIOS E FLORESTAS. A BUSCA DA REALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR É LIMITADA PELO SUCINTO COMODISMO DE ALGUNS PROFISSIONAIS QUE JÁ ATUAM EM SALA DE AULA COMO TÉCNICOS EDUCACIONAIS (MAGISTÉRIO), OUTROS COM ENSINO SUPERIOR DE FORMAÇÃO ESPECIFICA QUE AO MESMO TEMPO FICAM DIVIDIDOS ENTRE AS CULTURAS DE ENSINO DAS ÁREAS URBANAS COM AS RIBEIRINHAS. NUM DESAFIO MAIOR, BUSCA CONHECER A REALIDADE DESSE PROFESSOR/ALUNO EM FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA, EVIDENCIANDO AS MAIORES DIFICULDADES EM DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIA NO SEU TRABALHO EM CRESCIMENTO, NÓVOA, CHICKERING E GAMSON, TARDIF, ARROYO E OUTROS, SERÃO AS ANALISES TEÓRICAS, QUANTO AS ESCOLAS DA ILHA DO PARÁ, NO MUNICÍPIO DE AFUÁ, O CAMPO DE PESQUISA EMPÍRICA, QUE REPRESENTARÁ O PRIMEIRO OLHAR LANÇADO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SUPERIOR COM ENTENDIMENTO A REALIDADE QUE VIVEM. CONCLUIU-SE QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA PARECE SER IMPRESCINDÍVEL A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES RIBEIRINHOS, O QUE PODE AMENIZAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM SUA TRAJETÓRIA PEDAGÓGICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.