O ENSINO SUPERIOR COMO DISPOSITIVO IMPULSIONADOR NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DAS ÁREAS AMAZÔNICAS COMO OS RIBEIRINHOS CONSTITUI-SE NUM DESAFIO DE GRANDE LOCOMOÇÃO DIVIDIDAS ENTRE RIOS E FLORESTAS. A BUSCA DA REALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR É LIMITADA PELO SUCINTO COMODISMO DE ALGUNS PROFISSIONAIS QUE JÁ ATUAM EM SALA DE AULA COMO TÉCNICOS EDUCACIONAIS (MAGISTÉRIO), OUTROS COM ENSINO SUPERIOR DE FORMAÇÃO ESPECIFICA QUE AO MESMO TEMPO FICAM DIVIDIDOS ENTRE AS CULTURAS DE ENSINO DAS ÁREAS URBANAS COM AS RIBEIRINHAS. NUM DESAFIO MAIOR, BUSCA CONHECER A REALIDADE DESSE PROFESSOR/ALUNO EM FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA, EVIDENCIANDO AS MAIORES DIFICULDADES EM DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIA NO SEU TRABALHO EM CRESCIMENTO, NÓVOA, CHICKERING E GAMSON, TARDIF, ARROYO E OUTROS, SERÃO AS ANALISES TEÓRICAS, QUANTO AS ESCOLAS DA ILHA DO PARÁ, NO MUNICÍPIO DE AFUÁ, O CAMPO DE PESQUISA EMPÍRICA, QUE REPRESENTARÁ O PRIMEIRO OLHAR LANÇADO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SUPERIOR COM ENTENDIMENTO A REALIDADE QUE VIVEM. CONCLUIU-SE QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA PARECE SER IMPRESCINDÍVEL A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES RIBEIRINHOS, O QUE PODE AMENIZAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM SUA TRAJETÓRIA PEDAGÓGICA.