O PRESENTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA-AÇÃO REALIZADA COM UMA TURMA DO ÚLTIMO ANO DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF), SITUADA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ. O OBJETIVO PRINCIPAL DESSE TRABALHO CONSISTE EM AVALIAR DE QUE FORMA O PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA TEM SIDO PREPARADO PARA CONCEBER O LIVRO DIDÁTICO (LD) EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ESTUDIOS COMO OS DE APLLE (1995) E LAJOLO (1996) APONTAM QUE A PARTIR DO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DO LD COMO MATERIAL DE APOIO A AÇÃO PEDAGÓGICA PELO PNLD, O PROFESSOR, EM DADAS SITUAÇÕES TEM SE TORNADO UM MERO REPRODUTOR DOS CONTEÚDOS APRESENTADOS PELOS LIVROS. O EMBASAMENTO TEÓRICO DEU-SE A PARTIR DAS LEITURAS DOS AUTORES JÁ CITADOS E TAMBÉM DE BAGNO (2013), ROMANATO (2016) E THIOLLET (2008) ENTRE OUTROS. NESSA PERSPECTIVA, O ESTUDO CONSTATOU QUE FALTA AINDA INSERIR ESPAÇOS PARA A DISCUSSÃO SOBRE AS QUESTÕES TÉCNICAS, METODOLÓGICAS E CRÍTICA NO QUE TANGE AO LD E, QUE QUANDO ESSA DISCUSSÃO É INCORPORADA A FORMAÇÃO INICIAL, OS FUTUROS PROFESSORES SENTEM-SE MAIS SEGUROS NO QUE DIZ RESPEITO À ESCOLHA E USOS DO LIVRO DIDÁTICO.