Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABERES DOCENTES EM CONSTRUÇÃO: A QUESTÃO DO LIVRO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ATUAÇÃO PEDAGÓGICA, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69526
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2554
    "inscrito_id" => 5968
    "titulo" => """
      SABERES DOCENTES EM CONSTRUÇÃO:\r\n
      A QUESTÃO DO LIVRO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
      """
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA-AÇÃO REALIZADA COM UMA TURMA DO ÚLTIMO ANO DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF), SITUADA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ. O OBJETIVO PRINCIPAL DESSE TRABALHO CONSISTE EM AVALIAR DE QUE FORMA O PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA TEM SIDO PREPARADO PARA CONCEBER O LIVRO DIDÁTICO (LD) EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ESTUDIOS COMO OS DE APLLE (1995) E LAJOLO (1996) APONTAM QUE A PARTIR DO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DO LD COMO MATERIAL DE APOIO A AÇÃO PEDAGÓGICA PELO PNLD, O PROFESSOR, EM DADAS SITUAÇÕES TEM SE TORNADO UM MERO REPRODUTOR DOS CONTEÚDOS APRESENTADOS PELOS LIVROS. O EMBASAMENTO TEÓRICO DEU-SE A PARTIR DAS LEITURAS DOS AUTORES JÁ CITADOS E TAMBÉM DE BAGNO (2013), ROMANATO (2016) E THIOLLET (2008) ENTRE OUTROS. NESSA PERSPECTIVA, O ESTUDO CONSTATOU QUE FALTA AINDA INSERIR ESPAÇOS PARA A DISCUSSÃO SOBRE AS QUESTÕES TÉCNICAS, METODOLÓGICAS E CRÍTICA NO QUE TANGE AO LD E, QUE QUANDO ESSA DISCUSSÃO É INCORPORADA A FORMAÇÃO INICIAL, OS FUTUROS PROFESSORES SENTEM-SE MAIS SEGUROS NO QUE DIZ RESPEITO À ESCOLHA E USOS DO LIVRO DIDÁTICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ATUAÇÃO PEDAGÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5968_01102020174009.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DA SILVA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA ALMEIDA"
    "autor_email" => "lucy.salmeida@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69526
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2554
    "inscrito_id" => 5968
    "titulo" => """
      SABERES DOCENTES EM CONSTRUÇÃO:\r\n
      A QUESTÃO DO LIVRO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
      """
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA-AÇÃO REALIZADA COM UMA TURMA DO ÚLTIMO ANO DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF), SITUADA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ. O OBJETIVO PRINCIPAL DESSE TRABALHO CONSISTE EM AVALIAR DE QUE FORMA O PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA TEM SIDO PREPARADO PARA CONCEBER O LIVRO DIDÁTICO (LD) EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ESTUDIOS COMO OS DE APLLE (1995) E LAJOLO (1996) APONTAM QUE A PARTIR DO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DO LD COMO MATERIAL DE APOIO A AÇÃO PEDAGÓGICA PELO PNLD, O PROFESSOR, EM DADAS SITUAÇÕES TEM SE TORNADO UM MERO REPRODUTOR DOS CONTEÚDOS APRESENTADOS PELOS LIVROS. O EMBASAMENTO TEÓRICO DEU-SE A PARTIR DAS LEITURAS DOS AUTORES JÁ CITADOS E TAMBÉM DE BAGNO (2013), ROMANATO (2016) E THIOLLET (2008) ENTRE OUTROS. NESSA PERSPECTIVA, O ESTUDO CONSTATOU QUE FALTA AINDA INSERIR ESPAÇOS PARA A DISCUSSÃO SOBRE AS QUESTÕES TÉCNICAS, METODOLÓGICAS E CRÍTICA NO QUE TANGE AO LD E, QUE QUANDO ESSA DISCUSSÃO É INCORPORADA A FORMAÇÃO INICIAL, OS FUTUROS PROFESSORES SENTEM-SE MAIS SEGUROS NO QUE DIZ RESPEITO À ESCOLHA E USOS DO LIVRO DIDÁTICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ATUAÇÃO PEDAGÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5968_01102020174009.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DA SILVA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA ALMEIDA"
    "autor_email" => "lucy.salmeida@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA-AÇÃO REALIZADA COM UMA TURMA DO ÚLTIMO ANO DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF), SITUADA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ. O OBJETIVO PRINCIPAL DESSE TRABALHO CONSISTE EM AVALIAR DE QUE FORMA O PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA TEM SIDO PREPARADO PARA CONCEBER O LIVRO DIDÁTICO (LD) EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ESTUDIOS COMO OS DE APLLE (1995) E LAJOLO (1996) APONTAM QUE A PARTIR DO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DO LD COMO MATERIAL DE APOIO A AÇÃO PEDAGÓGICA PELO PNLD, O PROFESSOR, EM DADAS SITUAÇÕES TEM SE TORNADO UM MERO REPRODUTOR DOS CONTEÚDOS APRESENTADOS PELOS LIVROS. O EMBASAMENTO TEÓRICO DEU-SE A PARTIR DAS LEITURAS DOS AUTORES JÁ CITADOS E TAMBÉM DE BAGNO (2013), ROMANATO (2016) E THIOLLET (2008) ENTRE OUTROS. NESSA PERSPECTIVA, O ESTUDO CONSTATOU QUE FALTA AINDA INSERIR ESPAÇOS PARA A DISCUSSÃO SOBRE AS QUESTÕES TÉCNICAS, METODOLÓGICAS E CRÍTICA NO QUE TANGE AO LD E, QUE QUANDO ESSA DISCUSSÃO É INCORPORADA A FORMAÇÃO INICIAL, OS FUTUROS PROFESSORES SENTEM-SE MAIS SEGUROS NO QUE DIZ RESPEITO À ESCOLHA E USOS DO LIVRO DIDÁTICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.