O PRESENTE ARTIGO ? UM ESTUDO COMPARADO (SAVIANI, 2001). MATERIALIZA-SE A PARTIR DA AN?LISE COMPARATIVA DESENVOLVIDA ENTRE DUAS PERCEP??ES EDUCATIVAS REVOLUCION?RIAS COM DESDOBRAMENTOS METODOL?GICOS E PEDAG?GICOS. A PRIMEIRA PERCEP??O, MATERIALIZADA NUMA PEQUENA VILA DA REGI?O DE FLOREN?A (IT?LIA), PELO PADRE LORENZO MILANI, ENTRE OS ANOS DE 1954 A 1965, ESTABELECE NEXOS COM A SEGUNDA PERCEP??O, ORIUNDA DA REFLEX?O E DA PR?TICA DO PEDAGOGO E EDUCADOR JOHANN HEINRICH PESTALOZZI, ENTRE OS ANOS DE 1746 A 1827; COMO MILANI, EXPERIENCIOU NA PR?TICA A SUA TEORIA PEDAG?GICA DIRIGIDA ?S CRIAN?AS POBRES E EXCLU?DAS, MORADORAS DA ALDEIA DE STANS E IVERDON (SU??A). A PARTIR DAS AN?LISES, NOSSOS RESULTADOS DEMOSTRAM QUE TAIS PR?XIS EDUCATIVAS DENOTAM, PELO SEU CAR?TER VISION?RIO, DADO O CONTEXTO E TEMPO, UM CAR?TER REVOLUCION?RIO, TORNANDO-SE FONTE INSPIRADORA A QUALQUER TEMPO NA CONCEP??O OU NA DEFESA DE UMA ESCOLA PARA TODOS.