ESTE TRABALHO BUSCA CARACTERIZAR O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ-MS, POR MEIO DA DESCRIÇÃO DE AULAS DESSAS DISCIPLINAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REFERIDA CIDADE. PARA ISSO, UTILIZANDO A METODOLOGIA QUALITATIVA, FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL DESCRITAS EM SEUS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, DURANTE O ANO DE 2019. AS ANÁLISES DESSES RELATÓRIOS FORAM FEITAS A PARTIR DE SEU CONTEÚDO E, PARTINDO DESSE, PUDERAM SER CRIADAS CATEGORIAS, DISCUTIDAS À LUZ DA LITERATURA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO (MASSABNI, 2011; BECKER, 2012; FREITAG, 2017). COM ISSO, FORAM OBTIDAS TRÊS CATEGORIAS QUE ABORDARAM A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA, OS RECURSOS DIDÁTICOS E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM SALA DE AULA. OS RESULTADOS, EM LINHAS GERAIS, CARACTERIZARAM AS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PAUTADAS EM METODOLOGIAS TRADICIONAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, SENDO AS PRINCIPAIS FERRAMENTAS PARA CONDUÇÃO DAS AULAS O LIVRO DIDÁTICO E A LOUSA. AS ANÁLISES DOS RELATÓRIOS, AINDA, APONTARAM PARA A AUSÊNCIA DE MOMENTOS DE INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS. NESSE PARTICULAR, FEZ-SE EVIDENTE EM TODAS AS TURMAS OBSERVADAS A PRESENÇA DA POSIÇÃO HIERÁRQUICA DO DOCENTE, CAUSANDO DISTANCIAMENTO, TAMBÉM, NA INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR. ESPERA-SE COM ESTE ESTUDO PROPORCIONAR REFLEXÕES ACERCA DAS AULAS DAS DISCIPLINAS OBJETOS DESTE TRABALHO, CONTRIBUINDO DIRETAMENTE ÀS ÁREAS DE DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.