A EDUCAÇÃO É UM MEIO DE EMANCIPAÇÃO CULTURAL E INTELECTUAL, OS SERES HUMANOS SE UTILIZAM PARA SUA AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM PARA MANUTENÇÃO DE SUA VIDA ACADÊMICA, COM ISSO SURGEM OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. PAIS E ESCOLA BUSCAM O AUXÍLIO DOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM COM ESSAS SINTOMATOLOGIAS DOS PROBLEMAS RELACIONADOS À APRENDIZAGEM HUMANA, QUE SÃO OS PSICÓLOGOS, PSICOPEDAGOGOS, NEUROPSICÓLOGOS E OS NEUROPSICOPEDAGOGOS. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É AVERIGUAR AS POSSIBILIDADES DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO NEUROPSICOPEDAGOGO NO AMBIENTE ESCOLAR. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO: LEVANTAR O REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE A NEUROPSICOPEDAGOGIA; VERIFICAR EMBASAMENTOS SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR; ENTREVISTAR OS DOCENTES DAS ESCOLAS EM ESTUDO E POR FIM ANALISAR OS DADOS RECORRENTES DA PESQUISA. A NEUROPSICOPEDAGOGIA É UMA ÁREA DE ATUAÇÃO NOVA, QUE VISA TRABALHAR PROBLEMAS RELACIONADOS À APRENDIZAGEM HUMANA A SEU DESENVOLVIMENTO CEREBRAL.