O LIVRO DIDÁTICO FAZ PARTE DO LÓCUS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, SENDO O RECURSO PEDAGÓGICO MAIS UTILIZADO E DIFUNDIDO NAS ESCOLAS DO PAÍS. PESQUISAS ATUAIS APONTAM QUE MESMO COM O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS, O LIVRO DIDÁTICO CONTINUA SENDO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA ESSENCIAL PARA OS ESTUDANTES E DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO COMO PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PRIMANDO PELA QUALIDADE DO RECURSO DIDÁTICO, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) JUNTAMENTE COM O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) REALIZAM UMA CRITERIOSA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DOS EXEMPLARES DISTRIBUÍDOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO, TENDO EM VISTA QUE O LIVRO DIDÁTICO É A ÚNICA FONTE DE CONHECIMENTO E PESQUISA PARA MUITOS ESTUDANTES. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO PROPOSTA ANALISAR OS CONTEÚDOS DE TAXONOMIA E MORFOLOGIA DE BACTÉRIAS, FUNGOS E VÍRUS ABORDADOS NOS LIVROS DE ENSINO MÉDIO (EM). PARA O ESTUDO FORAM ANALISADOS NOVE EXEMPLARES DE LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO PNLD 2018 E UTILIZADOS POR ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CRUZ DAS ALMAS, BAHIA. IDENTIFICARAM-SE NAS OBRAS ANALISADAS DIVERGÊNCIAS BÁSICAS NOS CONTEÚDOS DE MORFOLOGIA E TAXONOMIA. DESSA FORMA, É NECESSÁRIA A ARTICULAÇÃO DOS DOCENTES PARA A ESCOLHA E ADEQUAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS.