Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DAS ARTES A PARTIR DE UMA ABORDAGEM TECNOLÓGICA

Palavra-chaves: ENSINO DE ARTE, TECNOLOGIAS, ABORDAGEM TRIANGULAR, , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68979
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 857
    "inscrito_id" => 4865
    "titulo" => "O ENSINO DAS ARTES A PARTIR DE UMA ABORDAGEM TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "NO PRESENTE TRABALHO DE PESQUISA PRETENDE-SE APONTAR POSSÍVEIS ATIVIDADES QUE CONTEMPLEM O ENSINO DA ARTE DIANTE DA ABORDAGEM TRIANGULAR DA ARTE-EDUCADORA ANA MÃE BARBOSA E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA, PARA TANTO, REALIZOU-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA LEVANTAMENTO DA LITERATURA E PESQUISA DE CAMPO COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO HÁ 20 PROFESSORES DE ARTE DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO COM ABORDAGEM QUALITATIVA EXPLORATÓRIA, UMA VEZ QUE CONSISTIU EM ANALISAR A VIABILIDADE DA TECNOLOGIA NO ENSINO APRENDIZAGEM, POR SER UMA DISCIPLINA E UMA PRÁTICA AINDA POUCO EXPLORADA PELOS PROFESSORES. TAMBÉM É DESCRITIVO, POIS ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO EM QUESTÃO FORAM COLETADAS, ANALISADAS E DESCRITAS. ASSIM, O TRABALHO DISCORRE SOBRE O PERCURSO HISTÓRICO DO ENSINO DA ARTE NO BRASIL, FALA DA ABORDAGEM TRIANGULAR E FINDA COM O RESULTADO DA PESQUISA COM OS ENTREVISTADOS LEVANDO O LEITOR A REFLETIR SOBRE QUESTÕES ENVOLVENDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE ARTE NA ESCOLA ENFOCANDO O ENSINO FUNDAMENTAL, COM FOCO NO SUCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM ALIADA À FAMILIARIDADE DAS CRIANÇAS COM O COMPUTADOR E A DISCIPLINA DE ARTE, TORNANDO O ENSINO MAIS DINÂMICO, INOVADOR E CRIATIVO, CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO CULTURAL DO INDIVÍDUO E NA SUA MANEIRA DE EXPRESSAR. A PARTIR DOS RESULTADOS, VERIFICOU-SE QUE SE RECONHECEM POSITIVAMENTE A IMPORTÂNCIA DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, APRESENTA ALGUMAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO DE ARTE COM O USO DAS TECNOLOGIAS, TAIS COMO: FOTOGRAFIA, CINEMA, VIDEOARTE, STOP MOTION, REDES SOCIAIS. O OBJETIVO É REFLETIR SOBRE COMO SE ESTÁ ENSINANDO ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL E QUAIS SÃO AS POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE ARTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE ARTE, TECNOLOGIAS, ABORDAGEM TRIANGULAR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4865_28082020144632.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE ALZIRA MARIANO DA FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "PROF. SIMONE MARIANO"
    "autor_email" => "sialzira@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)"
    "autor_imagem" => "5f2aaee941bfe_05082020_100649.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68979
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 857
    "inscrito_id" => 4865
    "titulo" => "O ENSINO DAS ARTES A PARTIR DE UMA ABORDAGEM TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "NO PRESENTE TRABALHO DE PESQUISA PRETENDE-SE APONTAR POSSÍVEIS ATIVIDADES QUE CONTEMPLEM O ENSINO DA ARTE DIANTE DA ABORDAGEM TRIANGULAR DA ARTE-EDUCADORA ANA MÃE BARBOSA E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA, PARA TANTO, REALIZOU-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA LEVANTAMENTO DA LITERATURA E PESQUISA DE CAMPO COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO HÁ 20 PROFESSORES DE ARTE DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO COM ABORDAGEM QUALITATIVA EXPLORATÓRIA, UMA VEZ QUE CONSISTIU EM ANALISAR A VIABILIDADE DA TECNOLOGIA NO ENSINO APRENDIZAGEM, POR SER UMA DISCIPLINA E UMA PRÁTICA AINDA POUCO EXPLORADA PELOS PROFESSORES. TAMBÉM É DESCRITIVO, POIS ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO EM QUESTÃO FORAM COLETADAS, ANALISADAS E DESCRITAS. ASSIM, O TRABALHO DISCORRE SOBRE O PERCURSO HISTÓRICO DO ENSINO DA ARTE NO BRASIL, FALA DA ABORDAGEM TRIANGULAR E FINDA COM O RESULTADO DA PESQUISA COM OS ENTREVISTADOS LEVANDO O LEITOR A REFLETIR SOBRE QUESTÕES ENVOLVENDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE ARTE NA ESCOLA ENFOCANDO O ENSINO FUNDAMENTAL, COM FOCO NO SUCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM ALIADA À FAMILIARIDADE DAS CRIANÇAS COM O COMPUTADOR E A DISCIPLINA DE ARTE, TORNANDO O ENSINO MAIS DINÂMICO, INOVADOR E CRIATIVO, CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO CULTURAL DO INDIVÍDUO E NA SUA MANEIRA DE EXPRESSAR. A PARTIR DOS RESULTADOS, VERIFICOU-SE QUE SE RECONHECEM POSITIVAMENTE A IMPORTÂNCIA DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, APRESENTA ALGUMAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO DE ARTE COM O USO DAS TECNOLOGIAS, TAIS COMO: FOTOGRAFIA, CINEMA, VIDEOARTE, STOP MOTION, REDES SOCIAIS. O OBJETIVO É REFLETIR SOBRE COMO SE ESTÁ ENSINANDO ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL E QUAIS SÃO AS POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE ARTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE ARTE, TECNOLOGIAS, ABORDAGEM TRIANGULAR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4865_28082020144632.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE ALZIRA MARIANO DA FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "PROF. SIMONE MARIANO"
    "autor_email" => "sialzira@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)"
    "autor_imagem" => "5f2aaee941bfe_05082020_100649.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NO PRESENTE TRABALHO DE PESQUISA PRETENDE-SE APONTAR POSSÍVEIS ATIVIDADES QUE CONTEMPLEM O ENSINO DA ARTE DIANTE DA ABORDAGEM TRIANGULAR DA ARTE-EDUCADORA ANA MÃE BARBOSA E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA, PARA TANTO, REALIZOU-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA LEVANTAMENTO DA LITERATURA E PESQUISA DE CAMPO COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO HÁ 20 PROFESSORES DE ARTE DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO COM ABORDAGEM QUALITATIVA EXPLORATÓRIA, UMA VEZ QUE CONSISTIU EM ANALISAR A VIABILIDADE DA TECNOLOGIA NO ENSINO APRENDIZAGEM, POR SER UMA DISCIPLINA E UMA PRÁTICA AINDA POUCO EXPLORADA PELOS PROFESSORES. TAMBÉM É DESCRITIVO, POIS ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO EM QUESTÃO FORAM COLETADAS, ANALISADAS E DESCRITAS. ASSIM, O TRABALHO DISCORRE SOBRE O PERCURSO HISTÓRICO DO ENSINO DA ARTE NO BRASIL, FALA DA ABORDAGEM TRIANGULAR E FINDA COM O RESULTADO DA PESQUISA COM OS ENTREVISTADOS LEVANDO O LEITOR A REFLETIR SOBRE QUESTÕES ENVOLVENDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE ARTE NA ESCOLA ENFOCANDO O ENSINO FUNDAMENTAL, COM FOCO NO SUCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM ALIADA À FAMILIARIDADE DAS CRIANÇAS COM O COMPUTADOR E A DISCIPLINA DE ARTE, TORNANDO O ENSINO MAIS DINÂMICO, INOVADOR E CRIATIVO, CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO CULTURAL DO INDIVÍDUO E NA SUA MANEIRA DE EXPRESSAR. A PARTIR DOS RESULTADOS, VERIFICOU-SE QUE SE RECONHECEM POSITIVAMENTE A IMPORTÂNCIA DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, APRESENTA ALGUMAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO DE ARTE COM O USO DAS TECNOLOGIAS, TAIS COMO: FOTOGRAFIA, CINEMA, VIDEOARTE, STOP MOTION, REDES SOCIAIS. O OBJETIVO É REFLETIR SOBRE COMO SE ESTÁ ENSINANDO ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL E QUAIS SÃO AS POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE ARTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.