APRESENTAMOS UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE OBJETIVOU ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES COM POTENCIAL LÚDICO, CONTEXTUALIZADO, DIVERSIFICADO E PAUTADO NA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS (TSD) PARA AMENIZAR AS DIFICULDADES EM COMPREENSÃO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA. PARA ISSO, APRESENTAMOS A ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA E DUAS DAS SETE QUESTÕES DO QUESTIONÁRIO APLICADO EM UMA TURMA DO 3° ANO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DA BAHIA. PARA A CONSTRUÇÃO DOS DADOS, APLICAMOS UMA PROPOSTA DIDÁTICA PRODUZIDA NO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUE TEVE COMO FOCO, O ESTUDO DO LIVRO “O HOMEM QUE CALCULAVA” DE MALBA TAHAN, PAUTANDO NA TSD E A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS (TCC). PARA A ANÁLISE DOS DADOS, UTILIZAMOS A ENGENHARIA DIDÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE À PRIORI E À POSTERIORI. SOCIALIZAMOS OS RESULTADOS DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA A PARTIR DO CAPÍTULO XXXI QUE ABORDA O PROBLEMA DOS CINCO DISCOS. OS DADOS REVELARAM QUE HOUVE UMA BOA ACEITAÇÃO DOS ALUNOS EM TRABALHAR COM O REFERIDO CONTO E QUE ESTE CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA O APRENDIZADO DE CONCEITOS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA, ESTIMULOU O RACIOCÍNIO LÓGICO E POSSIBILITOU LER E INTERPRETAR AS SITUAÇÕES PROBLEMAS. OS ALUNOS, EM SUA MAIORIA, CONSEGUIRAM RESOLVER CORRETAMENTE O PROBLEMA PROPOSTO E DEMONSTRARAM INTERESSE E EMPENHO NA PARTICIPAÇÃO DA ATIVIDADE. INFERIMOS QUE TRABALHAR COM A CONTEXTUALIZAÇÃO, O LÚDICO, E A INTERPRETAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA, TEM POTENCIAL DE ALCANÇAR UM MAIOR NÚMERO DE ALUNOS, PROMOVENDO MAIS INTERESSE PELOS CONCEITOS MATEMÁTICOS E PROPORCIONA DIVERSIFICAR A METODOLOGIA OPORTUNIZANDO UMA APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA, LÚDICA E CRÍTICA.