POTENCIALIDADES DO PROBLEMA DOS CINCO DISCOS DE MALBA TAHAN PARA APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69328 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2277 "inscrito_id" => 6375 "titulo" => "POTENCIALIDADES DO PROBLEMA DOS CINCO DISCOS DE MALBA TAHAN PARA APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA" "resumo" => "APRESENTAMOS UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE OBJETIVOU ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES COM POTENCIAL LÚDICO, CONTEXTUALIZADO, DIVERSIFICADO E PAUTADO NA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS (TSD) PARA AMENIZAR AS DIFICULDADES EM COMPREENSÃO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA. PARA ISSO, APRESENTAMOS A ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA E DUAS DAS SETE QUESTÕES DO QUESTIONÁRIO APLICADO EM UMA TURMA DO 3° ANO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DA BAHIA. PARA A CONSTRUÇÃO DOS DADOS, APLICAMOS UMA PROPOSTA DIDÁTICA PRODUZIDA NO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUE TEVE COMO FOCO, O ESTUDO DO LIVRO “O HOMEM QUE CALCULAVA” DE MALBA TAHAN, PAUTANDO NA TSD E A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS (TCC). PARA A ANÁLISE DOS DADOS, UTILIZAMOS A ENGENHARIA DIDÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE À PRIORI E À POSTERIORI. SOCIALIZAMOS OS RESULTADOS DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA A PARTIR DO CAPÍTULO XXXI QUE ABORDA O PROBLEMA DOS CINCO DISCOS. OS DADOS REVELARAM QUE HOUVE UMA BOA ACEITAÇÃO DOS ALUNOS EM TRABALHAR COM O REFERIDO CONTO E QUE ESTE CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA O APRENDIZADO DE CONCEITOS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA, ESTIMULOU O RACIOCÍNIO LÓGICO E POSSIBILITOU LER E INTERPRETAR AS SITUAÇÕES PROBLEMAS. OS ALUNOS, EM SUA MAIORIA, CONSEGUIRAM RESOLVER CORRETAMENTE O PROBLEMA PROPOSTO E DEMONSTRARAM INTERESSE E EMPENHO NA PARTICIPAÇÃO DA ATIVIDADE. INFERIMOS QUE TRABALHAR COM A CONTEXTUALIZAÇÃO, O LÚDICO, E A INTERPRETAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA, TEM POTENCIAL DE ALCANÇAR UM MAIOR NÚMERO DE ALUNOS, PROMOVENDO MAIS INTERESSE PELOS CONCEITOS MATEMÁTICOS E PROPORCIONA DIVERSIFICAR A METODOLOGIA OPORTUNIZANDO UMA APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA, LÚDICA E CRÍTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ANÁLISE COMBINATÓRIA, TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS, MALBA TAHAN, TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID6375_30092020152549.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÁSSIO LOPES CARNEIRO " "autor_nome_curto" => "CARNEIRO" "autor_email" => "cassiolopescoite@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69328 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2277 "inscrito_id" => 6375 "titulo" => "POTENCIALIDADES DO PROBLEMA DOS CINCO DISCOS DE MALBA TAHAN PARA APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA" "resumo" => "APRESENTAMOS UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE OBJETIVOU ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES COM POTENCIAL LÚDICO, CONTEXTUALIZADO, DIVERSIFICADO E PAUTADO NA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS (TSD) PARA AMENIZAR AS DIFICULDADES EM COMPREENSÃO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA. PARA ISSO, APRESENTAMOS A ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA E DUAS DAS SETE QUESTÕES DO QUESTIONÁRIO APLICADO EM UMA TURMA DO 3° ANO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DA BAHIA. PARA A CONSTRUÇÃO DOS DADOS, APLICAMOS UMA PROPOSTA DIDÁTICA PRODUZIDA NO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUE TEVE COMO FOCO, O ESTUDO DO LIVRO “O HOMEM QUE CALCULAVA” DE MALBA TAHAN, PAUTANDO NA TSD E A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS (TCC). PARA A ANÁLISE DOS DADOS, UTILIZAMOS A ENGENHARIA DIDÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE À PRIORI E À POSTERIORI. SOCIALIZAMOS OS RESULTADOS DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA A PARTIR DO CAPÍTULO XXXI QUE ABORDA O PROBLEMA DOS CINCO DISCOS. OS DADOS REVELARAM QUE HOUVE UMA BOA ACEITAÇÃO DOS ALUNOS EM TRABALHAR COM O REFERIDO CONTO E QUE ESTE CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA O APRENDIZADO DE CONCEITOS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA, ESTIMULOU O RACIOCÍNIO LÓGICO E POSSIBILITOU LER E INTERPRETAR AS SITUAÇÕES PROBLEMAS. OS ALUNOS, EM SUA MAIORIA, CONSEGUIRAM RESOLVER CORRETAMENTE O PROBLEMA PROPOSTO E DEMONSTRARAM INTERESSE E EMPENHO NA PARTICIPAÇÃO DA ATIVIDADE. INFERIMOS QUE TRABALHAR COM A CONTEXTUALIZAÇÃO, O LÚDICO, E A INTERPRETAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA, TEM POTENCIAL DE ALCANÇAR UM MAIOR NÚMERO DE ALUNOS, PROMOVENDO MAIS INTERESSE PELOS CONCEITOS MATEMÁTICOS E PROPORCIONA DIVERSIFICAR A METODOLOGIA OPORTUNIZANDO UMA APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA, LÚDICA E CRÍTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ANÁLISE COMBINATÓRIA, TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS, MALBA TAHAN, TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID6375_30092020152549.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÁSSIO LOPES CARNEIRO " "autor_nome_curto" => "CARNEIRO" "autor_email" => "cassiolopescoite@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }