Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POTENCIALIDADES DO PROBLEMA DOS CINCO DISCOS DE MALBA TAHAN PARA APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA

Palavra-chaves: ANÁLISE COMBINATÓRIA, TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS, MALBA TAHAN, TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS, Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69328
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2277
    "inscrito_id" => 6375
    "titulo" => "POTENCIALIDADES DO PROBLEMA DOS CINCO DISCOS DE MALBA TAHAN PARA APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA"
    "resumo" => "APRESENTAMOS UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE OBJETIVOU ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES COM POTENCIAL LÚDICO, CONTEXTUALIZADO, DIVERSIFICADO E PAUTADO NA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS (TSD) PARA AMENIZAR AS DIFICULDADES EM COMPREENSÃO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA. PARA ISSO, APRESENTAMOS A ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA E DUAS DAS SETE QUESTÕES DO QUESTIONÁRIO APLICADO EM UMA TURMA DO 3° ANO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DA BAHIA. PARA A CONSTRUÇÃO DOS DADOS, APLICAMOS UMA PROPOSTA DIDÁTICA PRODUZIDA NO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUE TEVE COMO FOCO, O ESTUDO DO LIVRO “O HOMEM QUE CALCULAVA” DE MALBA TAHAN, PAUTANDO NA TSD E A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS (TCC). PARA A ANÁLISE DOS DADOS, UTILIZAMOS A ENGENHARIA DIDÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE À PRIORI E À POSTERIORI. SOCIALIZAMOS OS RESULTADOS DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA A PARTIR DO CAPÍTULO XXXI QUE ABORDA O PROBLEMA DOS CINCO DISCOS. OS DADOS REVELARAM QUE HOUVE UMA BOA ACEITAÇÃO DOS ALUNOS EM TRABALHAR COM O REFERIDO CONTO E QUE ESTE CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA O APRENDIZADO DE CONCEITOS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA, ESTIMULOU O RACIOCÍNIO LÓGICO E POSSIBILITOU LER E INTERPRETAR AS SITUAÇÕES PROBLEMAS. OS ALUNOS, EM SUA MAIORIA, CONSEGUIRAM RESOLVER CORRETAMENTE O PROBLEMA PROPOSTO E DEMONSTRARAM INTERESSE E EMPENHO NA PARTICIPAÇÃO DA ATIVIDADE. INFERIMOS QUE TRABALHAR COM A CONTEXTUALIZAÇÃO, O LÚDICO, E A INTERPRETAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA, TEM POTENCIAL DE ALCANÇAR UM MAIOR NÚMERO DE ALUNOS, PROMOVENDO MAIS INTERESSE PELOS CONCEITOS MATEMÁTICOS E PROPORCIONA DIVERSIFICAR A METODOLOGIA OPORTUNIZANDO UMA APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA, LÚDICA E CRÍTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE COMBINATÓRIA, TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS, MALBA TAHAN, TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID6375_30092020152549.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁSSIO LOPES CARNEIRO "
    "autor_nome_curto" => "CARNEIRO"
    "autor_email" => "cassiolopescoite@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69328
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2277
    "inscrito_id" => 6375
    "titulo" => "POTENCIALIDADES DO PROBLEMA DOS CINCO DISCOS DE MALBA TAHAN PARA APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA"
    "resumo" => "APRESENTAMOS UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE OBJETIVOU ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES COM POTENCIAL LÚDICO, CONTEXTUALIZADO, DIVERSIFICADO E PAUTADO NA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS (TSD) PARA AMENIZAR AS DIFICULDADES EM COMPREENSÃO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA. PARA ISSO, APRESENTAMOS A ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA E DUAS DAS SETE QUESTÕES DO QUESTIONÁRIO APLICADO EM UMA TURMA DO 3° ANO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DA BAHIA. PARA A CONSTRUÇÃO DOS DADOS, APLICAMOS UMA PROPOSTA DIDÁTICA PRODUZIDA NO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUE TEVE COMO FOCO, O ESTUDO DO LIVRO “O HOMEM QUE CALCULAVA” DE MALBA TAHAN, PAUTANDO NA TSD E A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS (TCC). PARA A ANÁLISE DOS DADOS, UTILIZAMOS A ENGENHARIA DIDÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE À PRIORI E À POSTERIORI. SOCIALIZAMOS OS RESULTADOS DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA A PARTIR DO CAPÍTULO XXXI QUE ABORDA O PROBLEMA DOS CINCO DISCOS. OS DADOS REVELARAM QUE HOUVE UMA BOA ACEITAÇÃO DOS ALUNOS EM TRABALHAR COM O REFERIDO CONTO E QUE ESTE CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA O APRENDIZADO DE CONCEITOS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA, ESTIMULOU O RACIOCÍNIO LÓGICO E POSSIBILITOU LER E INTERPRETAR AS SITUAÇÕES PROBLEMAS. OS ALUNOS, EM SUA MAIORIA, CONSEGUIRAM RESOLVER CORRETAMENTE O PROBLEMA PROPOSTO E DEMONSTRARAM INTERESSE E EMPENHO NA PARTICIPAÇÃO DA ATIVIDADE. INFERIMOS QUE TRABALHAR COM A CONTEXTUALIZAÇÃO, O LÚDICO, E A INTERPRETAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA, TEM POTENCIAL DE ALCANÇAR UM MAIOR NÚMERO DE ALUNOS, PROMOVENDO MAIS INTERESSE PELOS CONCEITOS MATEMÁTICOS E PROPORCIONA DIVERSIFICAR A METODOLOGIA OPORTUNIZANDO UMA APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA, LÚDICA E CRÍTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE COMBINATÓRIA, TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS, MALBA TAHAN, TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID6375_30092020152549.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁSSIO LOPES CARNEIRO "
    "autor_nome_curto" => "CARNEIRO"
    "autor_email" => "cassiolopescoite@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

APRESENTAMOS UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE OBJETIVOU ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES COM POTENCIAL LÚDICO, CONTEXTUALIZADO, DIVERSIFICADO E PAUTADO NA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS (TSD) PARA AMENIZAR AS DIFICULDADES EM COMPREENSÃO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA. PARA ISSO, APRESENTAMOS A ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA E DUAS DAS SETE QUESTÕES DO QUESTIONÁRIO APLICADO EM UMA TURMA DO 3° ANO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DA BAHIA. PARA A CONSTRUÇÃO DOS DADOS, APLICAMOS UMA PROPOSTA DIDÁTICA PRODUZIDA NO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUE TEVE COMO FOCO, O ESTUDO DO LIVRO “O HOMEM QUE CALCULAVA” DE MALBA TAHAN, PAUTANDO NA TSD E A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS (TCC). PARA A ANÁLISE DOS DADOS, UTILIZAMOS A ENGENHARIA DIDÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE À PRIORI E À POSTERIORI. SOCIALIZAMOS OS RESULTADOS DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA A PARTIR DO CAPÍTULO XXXI QUE ABORDA O PROBLEMA DOS CINCO DISCOS. OS DADOS REVELARAM QUE HOUVE UMA BOA ACEITAÇÃO DOS ALUNOS EM TRABALHAR COM O REFERIDO CONTO E QUE ESTE CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA O APRENDIZADO DE CONCEITOS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA, ESTIMULOU O RACIOCÍNIO LÓGICO E POSSIBILITOU LER E INTERPRETAR AS SITUAÇÕES PROBLEMAS. OS ALUNOS, EM SUA MAIORIA, CONSEGUIRAM RESOLVER CORRETAMENTE O PROBLEMA PROPOSTO E DEMONSTRARAM INTERESSE E EMPENHO NA PARTICIPAÇÃO DA ATIVIDADE. INFERIMOS QUE TRABALHAR COM A CONTEXTUALIZAÇÃO, O LÚDICO, E A INTERPRETAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA, TEM POTENCIAL DE ALCANÇAR UM MAIOR NÚMERO DE ALUNOS, PROMOVENDO MAIS INTERESSE PELOS CONCEITOS MATEMÁTICOS E PROPORCIONA DIVERSIFICAR A METODOLOGIA OPORTUNIZANDO UMA APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA, LÚDICA E CRÍTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.