O TRABALHO ATUAL É FRUTO DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) COM ESTUDANTES DE 7O ANO EM UMA
ESCOLA MUNICIPAL DE SANTANA DO ARAGUAIA - PARÁ, ABORDANDO ESTUDO NA ÁREA DE GEOMETRIA EUCLIDIANA,
FOCANDO NA CONSTRUÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS E SITUAÇÃO-PROBLEMA COM ALGUNS DE SEUS
MOVIMENTOS. ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO PROPOR UM AMBIENTE COMPUTACIONAL AO APRENDIZADO E
APRESENTAR OS RESULTADOS DO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS VOLTADA AO
TEMA DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS. A INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA UTILIZA COMO METODOLOGIA A ENGENHARIA
DIDÁTICA. COMO PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, UTILIZAMOS A INVESTIGAÇÃO COM TECNOLOGIAS (PONTE;
BROCARDO; OLIVEIRA, 2019). O DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GEOGEBRA SE
MOSTROU EFICAZ, POIS OS ALUNOS ASSUMIRAM UM PAPEL ATIVO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
EVIDENCIAMOS QUE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA APOIADA NA INVESTIGAÇÃO COM TECNOLOGIAS POR MEIO DO GEOGEBRA
TORNOU A AULA DIVERSIFICADA, MOTIVADORA E CONTRIBUIU COM A COMPREENSÃO DE CONHECIMENTOS DE
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS.