Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Palavra-chaves: TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS, GEOGEBRA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, INVESTIGAÇÃO COM TECNOLOGIAS, Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69615
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2873
    "inscrito_id" => 5599
    "titulo" => """
      TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: UTILIZAÇÃO DO\r\n
      GEOGEBRA COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DE\r\n
      UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
      """
    "resumo" => """
      O TRABALHO ATUAL É FRUTO DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) COM ESTUDANTES DE 7O ANO EM UMA\r\n
      ESCOLA MUNICIPAL DE SANTANA DO ARAGUAIA - PARÁ, ABORDANDO ESTUDO NA ÁREA DE GEOMETRIA EUCLIDIANA,\r\n
      FOCANDO NA CONSTRUÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS E SITUAÇÃO-PROBLEMA COM ALGUNS DE SEUS\r\n
      MOVIMENTOS. ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO PROPOR UM AMBIENTE COMPUTACIONAL AO APRENDIZADO E\r\n
      APRESENTAR OS RESULTADOS DO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS VOLTADA AO\r\n
      TEMA DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS. A INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA UTILIZA COMO METODOLOGIA A ENGENHARIA\r\n
      DIDÁTICA. COMO PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, UTILIZAMOS A INVESTIGAÇÃO COM TECNOLOGIAS (PONTE;\r\n
      BROCARDO; OLIVEIRA, 2019). O DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GEOGEBRA SE\r\n
      MOSTROU EFICAZ, POIS OS ALUNOS ASSUMIRAM UM PAPEL ATIVO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.\r\n
      EVIDENCIAMOS QUE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA APOIADA NA INVESTIGAÇÃO COM TECNOLOGIAS POR MEIO DO GEOGEBRA\r\n
      TORNOU A AULA DIVERSIFICADA, MOTIVADORA E CONTRIBUIU COM A COMPREENSÃO DE CONHECIMENTOS DE\r\n
      TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS, GEOGEBRA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, INVESTIGAÇÃO COM TECNOLOGIAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID5599_01102020234842.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVA"
    "autor_email" => "marta.silva@unifesspa.edu"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69615
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2873
    "inscrito_id" => 5599
    "titulo" => """
      TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: UTILIZAÇÃO DO\r\n
      GEOGEBRA COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DE\r\n
      UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
      """
    "resumo" => """
      O TRABALHO ATUAL É FRUTO DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) COM ESTUDANTES DE 7O ANO EM UMA\r\n
      ESCOLA MUNICIPAL DE SANTANA DO ARAGUAIA - PARÁ, ABORDANDO ESTUDO NA ÁREA DE GEOMETRIA EUCLIDIANA,\r\n
      FOCANDO NA CONSTRUÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS E SITUAÇÃO-PROBLEMA COM ALGUNS DE SEUS\r\n
      MOVIMENTOS. ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO PROPOR UM AMBIENTE COMPUTACIONAL AO APRENDIZADO E\r\n
      APRESENTAR OS RESULTADOS DO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS VOLTADA AO\r\n
      TEMA DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS. A INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA UTILIZA COMO METODOLOGIA A ENGENHARIA\r\n
      DIDÁTICA. COMO PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, UTILIZAMOS A INVESTIGAÇÃO COM TECNOLOGIAS (PONTE;\r\n
      BROCARDO; OLIVEIRA, 2019). O DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GEOGEBRA SE\r\n
      MOSTROU EFICAZ, POIS OS ALUNOS ASSUMIRAM UM PAPEL ATIVO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.\r\n
      EVIDENCIAMOS QUE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA APOIADA NA INVESTIGAÇÃO COM TECNOLOGIAS POR MEIO DO GEOGEBRA\r\n
      TORNOU A AULA DIVERSIFICADA, MOTIVADORA E CONTRIBUIU COM A COMPREENSÃO DE CONHECIMENTOS DE\r\n
      TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS, GEOGEBRA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, INVESTIGAÇÃO COM TECNOLOGIAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID5599_01102020234842.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVA"
    "autor_email" => "marta.silva@unifesspa.edu"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O TRABALHO ATUAL É FRUTO DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) COM ESTUDANTES DE 7O ANO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTANA DO ARAGUAIA - PARÁ, ABORDANDO ESTUDO NA ÁREA DE GEOMETRIA EUCLIDIANA, FOCANDO NA CONSTRUÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS E SITUAÇÃO-PROBLEMA COM ALGUNS DE SEUS MOVIMENTOS. ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO PROPOR UM AMBIENTE COMPUTACIONAL AO APRENDIZADO E APRESENTAR OS RESULTADOS DO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS VOLTADA AO TEMA DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS. A INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA UTILIZA COMO METODOLOGIA A ENGENHARIA DIDÁTICA. COMO PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, UTILIZAMOS A INVESTIGAÇÃO COM TECNOLOGIAS (PONTE; BROCARDO; OLIVEIRA, 2019). O DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GEOGEBRA SE MOSTROU EFICAZ, POIS OS ALUNOS ASSUMIRAM UM PAPEL ATIVO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. EVIDENCIAMOS QUE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA APOIADA NA INVESTIGAÇÃO COM TECNOLOGIAS POR MEIO DO GEOGEBRA TORNOU A AULA DIVERSIFICADA, MOTIVADORA E CONTRIBUIU COM A COMPREENSÃO DE CONHECIMENTOS DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.