AS AULAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO SE CONSTITUEM UM DOS ELEMENTOS DE MAIOR IMPORTÂNCIA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA VIDA. NO ENTANTO, A HUMANIDADE FOI DESAFIADA PELA ATUAL PANDEMIA DETERMINADA PELO NOVO CORONAVÍRUS A BUSCAR MODOS PARA ADAPTAR O ENSINO PRÁTICO. UM DESAFIO ADICIONAL SE IMPÕE A ESSA EQUAÇÃO, QUANDO A QUALIDADE DO ENSINO É CONSIDERADA. DIANTE DISSO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PARA O ENSINO PRÁTICO DE PARASITOLOGIA, EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, DURANTE UM PERÍODO LETIVO SUPLEMENTAR. PARA ISSO OS ROTEIROS DE PRÁTICAS FORAM ADAPTADOS, INCLUINDO ENTRE OUTROS ELEMENTOS, A SIMULAÇÃO. NESSES ROTEIROS FORAM RESSALTADAS DIMENSÕES DO CONHECIMENTO E DOS PROCESSOS COGNITIVOS, EM DIVERSOS NÍVEIS. A EXPERIÊNCIA FOI CONSIDERADA EXITOSA E SERVIU COMO BASE PARA A CONTINUIDADE DO ENSINO REMOTO PRÁTICO NESSA DISCIPLINA.