O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO ESTÁ PASSANDO POR TRANSFORMAÇÕES AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS, NO ENTANTO, PERCEBE-SE UMA FALTA DE DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS (PROMOVEDORES DA MUDANÇA) E A REALIDADE DA SALA DE AULA (REALIZADORES DA MUDANÇA). A AUSÊNCIA DE UM DIÁLOGO MAIS EFETIVO ENTRE OS DOCUMENTOS DE EDUCAÇÃO (LDB, DCN, PCN, BNCC) E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA, PODE SER ENTENDIDA COMO UM EMPECILHO NO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MAIS ALINHADAS COM A CONTEMPORANEIDADE. RECENTE, NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO, A NOVA BNCC SUGERE, DENTRE OUTROS CONTEÚDOS, O ENSINO DA METROLOGIA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS. É NESSE AMBIENTE QUE TECIDO É O PRESENTE PROBLEMA DE PESQUISA: OS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA FORNECEM O PREPARO BÁSICO EM METROLOGIA PARA QUE ESTA POSSA SER ENSINADA NO ENSINO MÉDIO? PARA RESPONDER A ESSE QUESTIONAMENTO, FORAM PESQUISADAS A GRADE CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DE 100 INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. FOI OBSERVADO QUE APENAS 1% DOS CURSOS PESQUISADOS FORNECEM SUBSÍDIOS ACERCA DA METROLOGIA. ENTENDE-SE QUE OS CONHECIMENTOS DE METROLOGIA SEJAM ESSENCIAIS PARA A VIDA EM SOCIEDADE.